Política
Prefeito eleito Luisinho Silva anuncia seu secretariado

* Contas de campanha da chapa Luisinho Silva e Maycon Machado foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. Diplomação será dia 17
O mistério acabou e o prefeito eleito Luis Carlos da Silva (PSD), anunciou os profissionais que formarão a sua equipe a partir de 1º de janeiro de 2025, para a gestão que tem o slogan “União e Trabalho”, na Prefeitura de Três Pontas. Em seu gabinete, ele deu a notícia, listando os nomes que formarão seu secretariado. A primeira informação trazida pelo sucessor de Marcelo Chaves Garcia (PSD), é que as contas suas de campanha foram aprovadas sem ressalvas pela Justiça Eleitoral.
Ao falar dos escolhidos, os definiu como técnicos e de empatia, assim como ele e o vice prefeito eleito Maycon Douglas Vitor Machado (PV) pregaram bastante durante o período eleitoral, buscando que a população seja bem atendida, com respeito e educação.
O time de Luisinho terá a sua cara e os secretários, todos eles, irão se reunir a cada 15 dias para discutir as ações de governo, fazendo com que toda equipe ande e caminhe aliada, uma vez que uma pasta depende da outra. O prefeito eleito destacou o trabalho que fará o vice prefeito eleito Maycon Machado que irá assumir a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo por enquanto, até que estudos sejam feitos e um novo nome possa conduzir a pasta.
Algumas pessoas do governo de Marcelo Chaves vão continuar no mesmo lugar, como na Secretaria de Educação Mariane Pimenta Silva Ávila, na Administração e Recursos Humanos Érika Mesquita e na Fazenda Aguinaldo Gomes Corrêa. Continuam na nova gestão, mas mudam de funções, Melissa Chaves Garcia de Souza que ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Celso Vitor Fernandes “Marron”, que atualmente está na pasta de Agropecuária e vai para o Esporte. Na Secretaria de Saúde vai o atual chefe de Gabinete Felipe Pereira Silva.
Luisinho já tem a conversa avançada para os cargos de diretores do Instituto de Previdência dos Servidores (IPREV) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), mas o prefeito eleito não divulgou ainda quem estará a frente deles. Nos dias 26 e 27 de dezembro, o Grupo Unis irá oferecer um curso sobre gestão que será ministrado à todos os secretários na Fateps.
A expectativa agora é pela Diplomação, cerimônia que marca o fim do trabalho da Justiça Eleitoral e está marcada para o dia 17 de dezembro, as 10:00 horas, no Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara de Três Pontas. Junto dos eleitos em Três Pontas, serão diplomados os de Santana da Vargem que pertence a mesma comarca.
Luisinho revela agora estar mais calmo e ainda recebe o carinho das pessoas nas ruas o parabenizando pela vitória que ele e Maycon tiveram. “A retribuição será com trabalho nosso e de nossa equipe. Que Deus permita fazermos um governo que atenda as necessidades do povo trespontano”, destacou o próximo gestor.
VEJA O PERFIL DO SECRETARIADO 2025/2028 – Administração “União e Trabalho”
Chefe de Gabinete – Randolf Tadeu de Abreu Souza Gentil – “Mayfrai” tem 34 anos e é servidor público efetivo desde 2016. Atuou no Pronto Atendimento Municipal por quatro anos e é assessor do vice-prefeito Luisinho no mandato de 2020-2024. Atualmente, é correspondente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) e presidente da Comissão de Regularização Fundiária Urbana (REURB). É bacharel em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e está no último período da graduação em Administração Pública na mesma instituição. Atualmente é o presidente do Partido Renovação Democrática (PRD).
Procuradoria Geral do Município – Melissa Chaves Garcia de Souza, 44 anos, formada em Direito, especialista em Direito Tributário e em Filosofia, mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Grupo Unis. Foi consultora jurídica na área pública, ocupou os cargos de secretária Municipal de Administração e RH, Chefe de Gabinete, Secretária de Indústria e Comércio – atualmente denominada Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Possui 22 anos de experiência em gestão pública municipal.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação – Marina Daniela Salgado Silva, tem 38 anos, é casada com o prefeito eleito Luis Carlos da Silva desde 2010, mas vivem juntos há mais de 20 anos. Marina já trabalhou na Prefeitura, atuando na Vigilância Sanitária e na Farmácia Municipal. Durante os estudos, tornou-se estagiária na área de licitação e, posteriormente, no Fórum. É formada em Direito e pós-graduada em Direito Administrativo pela FATEPS. Também atuou como autônoma e, em sua última experiência profissional, trabalhou no Hospital São Francisco de Assis.
Secretaria Municipal de Saúde – Felipe Pereira Silva, 32 anos, é advogado, graduado pela Faculdade de Direito de Três Pontas e especialista em Direito Público. Com quase uma década de experiência, iniciou sua carreira no setor privado e, posteriormente, atuou como assessor jurídico na Divisão de Licitações e Contratos do Município de Três Pontas, prestando consultoria jurídica em processos administrativos. Ocupa o cargo de Chefe de Gabinete da Prefeitura, onde coordena atividades administrativas e promove a integração entre o Executivo Municipal e os demais setores da administração pública. A secretária adjunta de Saúde continua sendo Giovania Rabelo Pereira.
Secretaria Municipal de Educação – Mariane Pimenta Silva Ávila, 36 anos, é formada em Pedagogia pela FATEPS, possui pós-graduação em Docência no Ensino Superior e Inspeção Escolar. Foi secretária escolar no Colégio COOTEC e como Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) em diversas escolas estaduais. Lecionou no ensino fundamental e exerceu o cargo de especialista de educação em escolas municipais. Integra a diretoria da UNDIME-MG. Ela atualmente é a secretária de Educação e possui 16 anos de experiência na área da educação pública.
Secretaria Municipal de Cultura – Maycon Douglas Vitor Machado, tem 36 anos de idade. É vereador pelo segundo mandato e é o vice prefeito eleito. É professor da rede pública em Três Pontas e Varginha e atua na APAE há 9 anos. É tutor de cursos técnicos e superiores do IF sul de Minas. Maycon é graduado em Administração, licenciado em Matemática e pós-graduado em Gestão Pública, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Praticas e ensino com uso da tecnologia e também em Ensino Religioso. Entrou na política em 2016 quando foi eleito o vereador mais votado, repetindo o feito nas Eleições de 2020. Foi secretário da Mesa Diretora, presidente da Câmara por 4 anos consecutivos e também presidente da Escola do Legislativo. Ano passado ganhou o Prêmio Marina Prado em Varginha com práticas educacionais de destaque e esse ano ficou entre os 5 finalistas no mesmo prêmio. Foi aprovado no Mestrado em Educação na Universidade Federal de Lavras e começará a cursar em fevereiro do próximo ano.
Secretaria Municipal de Transportes e Obras – Alisson Rodolfo da Silveira, 39 anos, é engenheiro e empresário, com uma carreira consolidada no setor de mineração e uma atuação no empreendedorismo de Três Pontas. Formado em Engenharia de Minas pela UFOP e com MBA em Gestão de Negócios pela Esalq-USP, ele acumulou experiências no mercado antes de empreender e assumir responsabilidades comunitárias. Atuou na Itaguaí Desmonte, contribuindo com perfuração e desmonte de rochas para obras de grande porte nos portos de Itaguaí e Sudeste. Trabalhou como chefe de equipe na Samarco Mineração, em UBU-Anchieta/ES e como supervisor de planejamento e operação de mina na Mosaic Fertilizantes. Desde 2019, Alisson dedica-se ao empreendedorismo, sendo sócio das empresas Philadelphia Auto Center e Scala Invest. Ele é diretor da Associação Comercial de Três Pontas, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e preside o Clube dos 100.
Secretaria Municipal de Fazenda – Aguinaldo Gomes Corrêa, 56 anos, é técnico em Contabilidade. Iniciou sua vida profissional na iniciativa privada, atuando no comércio junto à família. Ingressou no serviço público em 1995, após ser aprovado em concurso para o cargo de Fiscal Tributário. Desde então, exerceu os cargos de chefe da Seção de IPTU, chefe da Seção de ISSQN e chefe da Divisão de Dívida Ativa, funções que desempenhou entre 2000 e 2018. Em 2018, assumiu o cargo de secretário municipal de Fazenda, posição que ocupa até o momento.
Secretaria de Administração e Recursos Humanos – Erika Mesquita, 44 anos, possui formação em Direito, ingressou no serviço público municipal em 2000 por concurso. Foi contratada em 2006 como Consultora em Licitações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Brasília (DF), onde também exerceu a profissão de advogada. Cursou especialização em Direito Público, e de volta à Prefeitura de Três Pontas ocupou o cargo de Assessora Jurídica por 7 anos, assumindo a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos em 2018, estando até então.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sérgio Vitor Nogueira tem 28 anos, é advogado, já atuou na Ordem dos Advogados do Brasil, na Assistência Social (atual Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação) por três mandatos, coordenando o serviço de acolhimento e chefiando a política do SUAS. Já coordenou também a Central de Conciliação do Fórum da Comarca de Três Pontas. Atualmente está como assessor jurídico da Procuradoria Geral do município de Três Pontas e coordenando a equipe de transição do futuro governo municipal.
Secretaria Municipal de Esportes – Celso Vitor Fernandes Júnior “Marron”, tem 42 anos, é diretor-geral do CAIC, secretário interino de Agropecuária, presidente do Três Pontas Atlético Clube (TAC) e servidor público efetivo há 17 anos. Graduado em Educação Física, possui pós-graduação em Treinamento Esportivo, Educação Física Escolar e Gestão Pública. Iniciou sua trajetória profissional como professor de Educação Física na rede municipal, onde atuou por 10 anos, e, há 7 anos, exerce funções de gestão escolar como diretor da Escola Municipal Professora Nilda Rabello Reis (CAIC).
Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Mairon Mesquita Ferri, 38 anos, formado em engenharia civil, é servidor público municipal desde 2018. Iniciou sua carreira na construção civil em um projeto significativo, o Via Café Garden Shopping. Na gestão pública integrou a equipe responsável pela revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Três Pontas e atualmente é Chefe de Divisão e Planejamento Urbano, membro do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), do Conselho do Patrimônio Histórico e também do Conselho do Turismo.
Secretaria Municipal de Agropecuária/Agricultura – João Aleixo Ferreira Peret, 63 anos, é servidor público municipal efetivo há mais de três décadas. Nesse período, desempenhou a função de secretário municipal de Agropecuária em diversas gestões. Formado como técnico em Agropecuária, também exerceu o cargo de vereador, destacando-se por projetos relevantes para o município, como a intermediação da vinda da UNIS/FATESP, o projeto “Novo Sorriso”, que levou atendimento médico e odontológico à zona rural, e o projeto de Terras Devolutas, que possibilitou a regularização de propriedades junto ao Instituto de Terras. (Fonte: Assessoria de Comunicação do prefeito eleito Luisinho)



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;