Notícias policiais

POLÍCIA MILITAR PROMOVE SIMPÓSIO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (08), mais precisamente a partir das 8h30 aconteceu o “1° Simpósio de Diálogos Interdisciplinares para enfrentamento da Violência Doméstica contra Mulheres”, no Centro Cultural Milton Nascimento, em Três Pontas.
O evento que teve iniciativa da Polícia Militar de Três Pontas, foi aberto ao público e contou com diversas palestras (Apresentações explicativas) sobre o tema já citado. Muitas autoridades estiveram presentes, assim como dezenas de policiais e público em geral.
Embora todas as apresentações tenham sido ricas para o entendimento do assunto e as melhores ferramentas para combater inúmeras violências sofridas por mulheres no país, vale destacar duas exposições.
Os “Breves apontamentos para uma escuta qualificada de vítimas de violência doméstica e familiar”, apresentado pela Promotora de Justiça Dr. Ana Gabriela Brito Melo Rocha.
Ana, destacou tópicos importantes como a importância do conhecimento, atenção e intenção ao escutar, a fim de fazer o bem.
Um item indispensável quando o assunto é violência contra mulher, é saber escutar e não apenas ouvir.
Quando estamos escutando, estamos escutando a partir do nosso “eu”, do nosso mundo, do nosso contexto, temos que pensar também em quem está escutando e não somente em quem está sendo escutado. Em outras palavras, trata-se de uma via de mão dupla.
Ademais, Dr. Ana falou sobre “Avaliação e resposta emocional da escuta” que pode impactar na tentativa de uma escuta mais qualificada.
Por fim e não menos importante, a
titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Três Corações, delegada Dr. Hipólita Brum de Carvalho, dissertou sobre os dados de violência contra mulher.
Hipólita, apresentou ao público, diversas informações sobre os mais variados tipos de violência que a mulher sofre no Brasil. Atualmente, 28,9% das mulheres já sofreram algum tipo de violência no Brasil. Um ponto positivo dentro dessa temática real e sensível, são os mecanismos de proteção da Lei Maria da Penha e outras medidas protetivas que visam mitigar esses casos e ofertar às mulheres mais proteção.
Para finalizar, Dr. Hipólita citou o Projeto Chame a Frida, que faz parte de um Programa de enfrentamento da Violência Doméstica contra mulher. O projeto consiste em utilizar aplicativos celulares para o atendimento de forma rápida e acolhedora das vítimas. O município de Três Corações aderiu ao “Chame a Frida” e está obtendo êxito quando o assunto é redução da taxa de feminicídio.
O Simpósio foi muito esclarecedor e uma oportunidade de aprofundar em um universo tão triste e realista, mas que sempre contará com o apoio da Polícia e demais órgãos de segurança para o atendimento e combate ao crimes praticados contra toda comunidade feminina.

Destaques

Sair da versão mobile