Política
Parlamentares Jovens apresentam ideias sobre educação através de Oficina prática
Na noite de ontem, quinta-feira (16), os alunos da Escola do Legislativo “Prof. Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” (Parlamento Jovem de Três Pontas), se reuniram para mais uma jornada na Câmara Municipal de Três Pontas.
Os Parlamentares Jovens se dedicaram à redação, em outras palavras, exercitavam a arte de escrever, possibilitando colocar os conhecimentos adquiridos nas aulas em prática.
O intuito da atividade era fazer com que eles expusessem seus pensamentos sobre a Educação, a fim de construir um diagnóstico do tema geral e resgatar uma primeira impressão acerca de um assunto essencial na sociedade.
O tema proposto pelo Coordenador Regional e Municipal do Parlamento Jovem Minas em Três Pontas, Carlos Castro, foi feito através de uma pergunta: O que a educação significa pra mim? O que é educação pra mim? Baseado nessas provocações, os jovens se dividiram em dois grupos e executaram a tarefa.
Após escreverem suas ideias acerca da Educação, Carlos Castro convidou os alunos para apresentarem suas ideias. Confira o que cada grupo considerou sobre o que é educação:
GRUPO 1
– Um Conceito Libertador;
– Um Método Político para que mais pessoas tenham acesso a Educação;
– Importante para compreender os aspectos a nossa volta;
– Fundamental para as interações sociais; – Educação é algo biológico;
– É aprender o convívio em sociedade.
GRUPO 2
– Educação é vários fatores, estudar não é só dentro do ensino formal;
– Educação é um direito de todos;
– É o preparo para a participação em sociedade;
– É o princípio da evolução.
O Coordenador, resolveu expor o que pensa sobre educação. Carlos, disse que na sua percepção, os jovens querem estudar, é primordial. Sendo assim, para ele Educação é Projeto de Estado e não de governo. De forma mais direta, disse que é prioridade, uma porta para todos os direitos.
Para finalizar, os alunos refletiram sobre as ideias traçadas do que é educação para cada um e o que ela pode significar na abrangência coletiva e cidadã.
Visita Técnica em Lavras
Na última quarta-feira (15), Carlos Castro e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, Luan Donizeti Elias, estiveram em Lavras para uma visita técnica.
Confira abaixo as informações sobre esse encontro:
PARLAMENTO JOVEM DE MINAS 2024.
VISITA TÉCNICA DA COORDENAÇÃO ESTADUAL – EDIÇÃO DE 2024.
LOCAL: Câmara Municipal de Lavras.
Participação obrigatória na Atividade técnica da Escola do Legislativo da ALMG/PUC-Minas, realizada pelos Coordenadores do PJ-Minas Estadual, juntamente com os demais coordenadores Municipais do Parlamento Jovem Minas do Polo Sul III, composto por Lavras, Guapé, Nepomuceno e Três Pontas.
A Visita técnica realizada pela Escola do Legislativo da ALMG/PUC-Minas, tem o intuito conjunto de verificar com os Coordenadores Municipais do Polo, todo o andamento da Edição 2024 do projeto em cada Município, desde sua divulgação nas instituições de ensino, mobilização e escolhas dos jovens estudantes, realização de oficinas, parcerias, monitoria, problemas enfrentados e suas soluções, articulação entre os coordenadores dentro do polo, elaboração e andamento do cronograma municipal, elaboração e andamento do cronograma do polo, regulamento do polo, andamento e postagens na plataforma EAD Modle da ALMG, andamento dos preparativos para a realização da Plenária Municipal, andamento dos preparativos para a realização dos Grupos de Trabalhos no CEFET de Nepomuceno, andamento dos preparativos para a realização da Plenária Regional na Câmara Municipal de Lavras, bem como seus desdobramentos para a realização da Etapa Estadual em Belo Horizonte, nas dependências da Escola do Legislativo da ALMG e Plenário principal da ALMG, que ocorrerá nos dias 18 a 20 de setembro.
Direcionado à Edição 2024-Tema: “Melhorias no Ensino Escolar” e aos subtemas Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem; Melhorias da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais; Fortalecimento da gestão democrática; realizado gratuitamente pela Escola do Legislativo da ALMG/PUC-Minas.
A Visita Técnica permitiu através de rodas de conversas, interações/trocas de experiências, compartilhamentos de materiais utilizados nas oficinas juntos aos jovens, bem como subsídios e instrumentos para que possamos desenvolver as futuras ações/trabalhos acima citados, com os Coordenadores Municipais, monitores, parceiros dos municípios, dentre outros.
(FONTE: Texto indicado e autorizado por Carlos Castro, Coordenador Regional e Municipal do Parlamento Jovem Minas em Três Pontas)