Política
Idealizador do “Três Pontas Studio Live”, Dioninho Solo, é homenageado na Câmara
Na noite de ontem, segunda-feira (04), a Câmara Municipal de Três Pontas entregou Moções de Aplausos e Congratulações para personalidades que são destaques em diversos setores da sociedade trespontana. Um deles foi Dione Damião Silva Esmeraldino, popular Dioninho Solo, idealizador (criador) e gestor do site e página do Facebook “Três Pontas Studio Live”.
Dioninho, foi reconhecido pela Casa Legislativa por prestar um relevante trabalho à população através do jornalismo. O músico que há anos se dedica na tarefa de levar informações do município e região para toda população, foi homenageado pelo Vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior, conhecido também como Professor Popó.
Confira abaixo a biografia do trespontano Dioninho Solo:
Dione Damião Silva Esmeraldino, natural de Três Pontas, nascido no dia 23 de novembro de 1987. É filho de José Armando Esmeraldino e Maria da Consolação Silva Esmeraldino. Amante nato pela música, a qual desde cedo descobriu seu talento aos 9 anos, tendo como sua principal inspiração, seu avô José Evaristo da Silva (In Memorian).
Foi músico na noite, participando em vários projetos musicais como; Guitarrista da Cantora Trespontana Natasha Maria, tocou com o cantor Vargense Daniel de Paula, Guns Tributo Brasil, e seu projeto de grande destaque, sua parceria com cantor de destaque Wagner Vitor Belarmino, o popular Wagner Marx como é conhecido. Projeto Wagner Marx e Dioninho Solo foi criado em 2013, e por onde eles caminharam por quase 7 anos, tocando por toda a região do sul de minas levando alegria por onde passavam, com a essência sertaneja de Wagner Marx e a pitada do Rock N’ ROLL do Dioninho Solo. Após tempo na estrada, eles decidiram apostar nas redes sociais
A ideia do Dioninho, em criar um canal que pudesse falar sobre música, levando assim a possibilidade dos artistas trespontanos que não possuíam condições, mostrarem seu trabalho; nascendo assim o canal Heart TV em agosto de 2019. Com o lançamento do projeto, o canal passou a realizar programas ao vivo recebendo vários artistas trespontanos e da nossa região. Canal que também passou a ser vitrine para mostrar as belezas da nossa querida Três Pontas, e vídeos mostrando a história da nossa querida cidade sorriso.
Com excelente índice de audiência, que os munícipes abraçaram o canal, e ouvindo um conselho do seu grande amigo Silvano Alves Rabelo da equipe positiva, passou a noticiar matérias importantes sobre a nossa cidade e de caráter público
E mesmo com fim da parceria com Wagner Marx, Dioninho Solo continuou a frente do portal e pra dar sua cara ao portal, mudou o nome do canal para Três Pontas Stúdio live, aonde o portal vem ganhando credibilidade com publicações sérias e uma programação na sua grade de interesse público como Live com a hipnoterapeuta Raquel Lima toda terça, o programa Repórter Mundial com Paulo Adriano todas as quartas e o programa Embarcasom, com Adilson Cardoso e Dioninho Solo.
Na próxima semana, mais precisamente no dia 11 de novembro, outros homenageados serão contemplados na Câmara Municipal de Três Pontas.



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;