Cultura
Grupo Arte e Manha é declarado como Utilidade Pública Municipal pela Câmara
Na noite da última segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Três Pontas declarou como Utilidade Pública Municipal a Associação Arte e Manha. O Projeto de Lei (PL) de iniciativa do Vereador e Secretário da Mesa Diretora, Maycon Douglas Vitor Machado, foi aprovado por unanimidade pelo Parlamento durante a Sessão Ordinária. É de conhecimento geral que o teatro e a cultura são fundamentais para o município, o Arte e Manha tem sido um dos grandes expoentes nessa área. Confira abaixo o texto do PL:
PROJETO DE LEI Nº 012, DE 10 DE JUNHO DE 2024
INICIATIVA: Vereador Maycon Douglas Vitor Machado
EMENTA: “Declara Utilidade Pública Municipal a Associação Arte e Manha, e dá outras providências”. SÚMULA: A presente proposição tem por finalidade declarar como Utilidade Pública Municipal a Associação Arte e Manha, tendo em vista suas ações voltadas para aspectos culturais, sociais, organizacionais, filantrópicos e assistenciais, sem cunho político ou partidário.
PROTOCOLO: 11/06/2024
Parlamentares elogiam o Grupo e garantem emendas
O Experiente Vereador Sérgio Eugênio Silva, explicou que com esse PL aprovado, os recursos de emendas impositivas poderão ser destinados para o Grupo. Além disso, Sérgio disse que o Arte e Manha pode contar com emenda impositiva dele no final do ano.
O Vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior, popular Professor Popó, parabenizou essa iniciativa do colega parlamentar Maycon e disse que fazia teatro quando era jovem. O Edil concluiu dizendo que nós aprendemos muito com cultura e arte, elogiou o trabalho de Glauber Reis como idealizador e todo grupo de artistas que participa do Arte e Manha.
O Parlamentar Roberto Donizetti Cardoso, parabenizou o colega parlamentar Maycon e o Arte e Manha. Robertinho, assim como Sérgio, garantiu que no final do ano irá destinar um valor em emenda impositiva para o aclamado Grupo.
Já o Vereador Geraldo José Prado, popular Coelho do Bar, parabenizou Maycon e todo o Grupo Arte e Manha. O Edil deixou claro que podem contar com ele, afinal de contas, o trabalho com a cultura é fundamental, em especial nas escolas públicas, na visão de Coelho, a cultura pode mudar a vida de muitas pessoas e é preciso investir nisso.
A Vereadora Maria Selena Silva, parabenizou Maycon e disse que é uma oportunidade para os jovens, ao invés de se envolver com coisas erradas, podem aprender através da cultura. Selena, também destinará emenda para o Grupo.
O Presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, Antônio Carlos de Lima, popular Tonho do Lázaro, falou que todos sabemos que as pessoas que estendem suas mãos para o próximo estão em falta na sociedade, embora existam exceções. Sendo assim, parabenizou o Grupo Arte e Manha, o Presidente se mostrou satisfeito. Tonho, ainda lembrou que o período de destinação das emendas, é entre o final de outubro e começo de novembro, portanto, pediu que o Grupo procure os Vereadores para solicitar essas merecidas emendas, embora não garanta um grande valor, mas sem dúvida será uma ajuda significativa.
O Vereador Paulo Vitor da Silva, popular Paulinho Leiteiro, parabenizou o Arte e Manha, assim como Edil Maycon. Paulinho, aproveitou o tema e explicou que passou-se da hora das coisas acontecerem, precisamos parabenizar muito vocês e outros grupos. Investir em educação e cultura, desenvolver esses projetos, é uma forma de investir na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. Ademais, o parlamentar complementou que não podemos deixar que as coisas passem no município sem que possamos resolver, mesmo que exista questões jurídicas, é necessário resolver, claro, de forma adequada, mas resolver.
O Vereador Luiz Flávio Floriano, parabenizou Maycon e o Arte e Manha. Flavão, foi outro que garantiu que o Grupo pode contar com seu apoio nas emendas.
Maycon Machado considera essa Declaração de Utilidade Pública um sonho realizado
O Vereador e Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Três Pontas, Maycon Douglas Vitor Machado, autor do PL, agradeceu o reconhecimento e contou uma história sobre o Grupo. Maycon, disse que foi vizinho de Glauber Reis (Idealizador do Arte e Manha) no início dos anos 2000 e lembrou que o mesmo já sonhava com um projeto de teatro forte e inovador.
Maycon, falou com carinho, que nunca se esqueceu da primeira apresentação que assistiu do Arte e Manha, foi na Escola Municipal Professor João de Abreu Salgado, na ocasião, Maycon foi convidado para participar do Júri. Desde lá, o Grupo foi despontando e ganhando notoriedade, com talento, qualidade e ousadia. “O Glauber sonhou com isso, com um Título de Utilidade Pública, vocês são protagonistas em grandes festas locais e regionais. É um sonho que está se concretizando”, explanou Maycon, que fez questão também de citar o nome de Roberta, atualmente responsável juridicamente pelo Grupo.
Para finalizar, Maycon disse que uma coisa não pode deixar de ter, as assistências em escolas públicas. O Vereador acredita que o teatro, esporte, entre outros, são ferramentas sociais de transformação e agora, mais do que nunca, o Arte e Manha faz parte dessa transformação.
A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Três Pontas será na segunda-feira (01) às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.