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Política

CÂMARA MUNICIPAL – 9 ITENS FORMARAM A PAUTA DESTA SEGUNDA FEIRA

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Na última segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou um Projeto de Resolução com a finalidade de readaptar os horários das Comissões Permanentes. A requisição teve iniciativa dos vereadores, visto que os parlamentares que participavam das comissões nas quintas-feiras solicitaram essa alteração para quarta-feira. A autoria do Requerimento é da Mesa Diretora.

Com essa aprovação, a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, assim como a Primeira Comissão de Acompanhamento Orçamentário se reunirão nas quartas. 

           

Confira os dias e horários atualizados das reuniões de comissão:

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Terça-Feira: a partir das 17h (manteve como estava)

Quarta-feira: a partir das 8h

 

Vale informar que todo cidadão pode participar das reuniões de comissão. Os encontros acontecem na Câmara.

Abertura de crédito visando o Carnaval 2025 é aprovada 

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O Projeto de Lei (PL) do Executivo Municipal nº 021/2025, foi aprovado na segunda-feira pela Câmara Municipal de Três Pontas. O PL tem por finalidade adequação das dotações previstas para despesas com subvenções destinadas a entidades sem fins lucrativos, visando às festividades do Carnaval 2025, no valor de R$ 292.000,00.

Moção de Aplausos para Primeiro Sargento Ilza Paula é aprovada na Câmara

A Câmara Municipal de Três Pontas aprovou nesta segunda-feira (10), o Decreto Legislativo de autoria do vereador Professor Popó (Francisco Fabiano Diniz Júnior – PSB), que dispõe sobre “Votos de Congratulações e Aplausos” à SGT. Ilza Paula de Brito, em razão dos relevantes serviços prestados ao município. 

Em 2007, a Sargento Paula iniciou sua carreira militar e no ano seguinte passou a trabalhar em Três Pontas como Soldado. Na 151ª Companhia de Polícia Militar, atuou nas áreas administrativa e operacional. Hoje a Sargento atua na cidade de Lavras, mas fica seu legado de trabalho no município.

Câmara aprova recurso financeiro para as obras do PSF Catumbi

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Nesta segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou o Projeto de Lei nº 020/2025 para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 139.975,00. O recurso será destinado às obras de ampliação da Unidade do PSF Catumbi. Atualmente, o PSF (Programa Saúde da Família) encontra-se em reforma. 

Projetos de Lei para área da saúde são aprovados na Câmara (TEXTO PRINCIPAL)

Na noite de ontem, segunda-feira (10), durante Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou cinco Projetos de Lei (PL) que contemplam a área da saúde.

A pauta de votações ainda contou com outros quatro itens que foram aprovados. Durante o pequeno e grande expediente, os parlamentares destacaram suas atividades ao longo da última semana.

A reunião também reservou um momento simbólico em homenagem aos 183 anos de instalação da Câmara Municipal de Três Pontas. O Presidente Myller Bueno de Andrade fez um discurso em reverência aos vereadores e servidores que contribuíram e contribuem com a Casa Legislativa. No final, em ato simbólico, todos os edis aplaudiram de pé o aniversário de instalação da Câmara. (Data de instalação: 10/02/1842)

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Confira abaixo os cinco PL da área da saúde:

  • Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 017/2025, autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em superávit financeiro, no valor de R$ 38.289,77. O valor está relacionado à Resolução SES/MG nº 9.372/2024, que altera a Resolução SES/MG nº 8.907. Tal normativa estabelece uma série de procedimentos, valores, beneficiários e regras de pagamento vinculados ao programa Opera Mais, Minas Gerais – Módulo de Eletivas da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas. O programa contempla as cirurgias eletivas e tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde, ampliar o acesso da população aos mesmos.
  • Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 018/2025, abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município no valor de R$ 111.246,23. O valor é referente à Resolução SES/MG nº 9.343/2024, que estabelece as regras de financiamento para a progressão da terceira onda do projeto transitório OtimizaSUS. A terceira onda do OtimizaSUS tem por finalidade melhorar a qualidade e gestão dos hospitais. Vale informar que se trata de um projeto vinculado ao Módulo Valor em Saúde da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas.
  • Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 019/2025, abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município, no valor de R$ 89.681,53. O valor está vinculado à Resolução SES/MG nº 5.975/2017, que regula o repasse de incentivo financeiro para apoio e fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência (Rede de Resposta PROURGE e UPA 24h). A medida foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde. 
  • Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 022/2025: abertura de crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em superávit financeiro, no valor de R$ 54.738,00. O saldo decorre da Portaria GM/MS nº 3.666, de 29 de abril de 2024. Tal portaria autoriza os municípios a receberem recursos destinados ao incremento temporário do custeio dos serviços de Atenção Especializada à Saúde. Os recursos são provenientes do Governo Federal. 
  • Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 023/2025: Abertura de crédito adicional especial por superávit financeiro do exercício de 2024. O saldo disponível é de R$ 713.852,21. Esses recursos estão previstos na Resolução SES/MG nº 9.844, que estabelece as regras de financiamento do projeto de caráter transitório instituído pela Deliberação CIBSUS/MG nº 4.963/2024. O referido projeto define normas para financiamento, controle e avaliação do custeio destinado à realização de procedimentos voltados à linha de cuidado da saúde auditiva, no âmbito da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS-MG.” 

Todos os Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade e retornam para o Poder Executivo sancionar e promulgar, tornando-os de fato, Lei.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara ocorrerá dia 17 de fevereiro às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.  

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Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

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Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal

de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do

Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de

estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.

Confira abaixo o resumo do PL:

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“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.

Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.

A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:

“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.

Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações

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O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo

os critérios mais importantes:

DAS OCUPAÇÕES

● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante

o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;

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● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18

horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;

● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser

sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;

● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada

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pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados

pelo Poder Executivo Municipal;

Os povos originários (indígenas);

Os negros;

Os portugueses.

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Política

Polícia Civil foi tema na Tribuna Livre da Câmara

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A Câmara Municipal de Três Pontas atendeu em Sessão Ordinária realizada ontem, segunda-feira (14),  a solicitação do Delegado de Polícia Dr. Gustavo Gomes para discursar na Tribuna Livre. Além de Gustavo, o novo Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira, fez uso da palavra. Ambas as autoridades de segurança explicaram sobre o legado da PC e os novos desafios.

 

Delegado Dr. Gustavo Gomes

 

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Na introdução do seu discurso, Dr. Gustavo Gomes deixou claro que não se trata de uma despedida, mas sim de dever cumprido à frente da administração da Delegacia Civil. A título de informação, o Delegado assumirá o comando da Delegacia Rural em Varginha. Diante dessa mudança de ciclo, na última quarta-feira saiu sua transferência em diário oficial.

No entanto, a delegacia rural atuará em âmbito regional, incluindo a comarca de Três Pontas. Ainda no campo do agro, Dr. Gustavo Gomes enalteceu a importância dessa conquista para a região de Três Pontas. “Uma vitória muito grande política, não para trazer a sede da delegacia rural, mas para trazer o núcleo de investigação”.

Uma equipe de investigadores ficará exclusivamente por conta da atuação em Três Pontas e Santana da Vargem. E a outra equipe estará vinculada à delegacia rural, em atuação regional.

Ao final, o delegado de polícia leu um discurso que publicou em sua rede social, e fez questão de falar do acolhimento como uma marca importante, inclusive da Câmara. “A gente iniciou todo tipo de discussão que havia sobre segurança pública, sobre investimento e os resultados que a gente iria trazer. Cito aqui o fortalecimento do CONSEP (Conselho de Segurança Pública de Três Pontas), a união entre as policias aqui, Militar, Penal, isso foi construído e possível aqui dentro (Câmara)”, finalizou o Dr. Gustavo.

 

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Novo Delegado de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira

 

Em seu primeiro pronunciamento oficial como Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, o Dr. Guilherme foi ponderado ao falar da responsabilidade de assumir o posto tão bem ocupado pelo Dr. Gustavo.

 “Em um primeiro momento fiquei um pouco receoso, porque sem dúvida nenhuma é o maior desafio da minha vida profissional, não só por estar em uma cidade maior, próxima da minha cidade (Boa Esperança), mas por suceder o Dr. Gustavo que fez um grande serviço, não só para Três Pontas, mas reconhecido em todo o estado de Minas Gerais e inúmeras vezes agraciado com prêmios pela chefia da Polícia Civil e outras autoridades”, iniciou o novo delegado.

Após dialogar com lideranças e autoridades da cidade, Dr. Guilherme se tranquilizou. “Todos, sem exceção nenhuma, pensam em prol de Três Pontas, no benefício do cidadão e como fazer Três Pontas se tornar cada dia melhor”.

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Em linhas gerais, em ambos os discursos, os delegados enxergam na Casa Legislativa uma base possível para melhoria contínua da segurança local. A Câmara tem sido atuante, viabilizando recursos como emendas positivas ou autorizando investimento do executivo, repasses, entre outras formas. Um grande objetivo da Polícia Civil é impactar diretamente na sensação de segurança e redução de crimes, certamente o Poder Legislativo tem sido e continuará sendo um grande aliado.

Legislativo aprova projeto que visa aumentar a democratização na formação do CONDES

 

Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou três Projetos de Lei por unanimidade e retirou uma proposição da pauta de votações.

 

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Projeto do CONDES é aprovado

 

Na Ordem do Dia, três Projetos foram apreciados, o que mais chamou atenção entre as proposições aprovadas foi o Projeto que versa sobre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES.

O Projeto de Lei do Executivo 093/2025 tem por finalidade enriquecer a formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas com a adequação de forma igualitária de 05 (cinco) membros dos setores públicos, privado e da sociedade civil.

Os conselhos contribuem para a definição dos planos de ação que envolve todo município. Eles atuam levando em consideração a realidade local, visando sempre a participação popular junto a administração pública. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas não é diferente, está adequado à finalidade de estimular a participação dos munícipes em temas sensíveis para coletividade. Vale enfatizar que o objetivo da proposição é tornar o Conselho mais democrático, inclusive com o acréscimo de membro de cooperativa agropecuária, uma vez que o agro é pujante no município.

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Confira abaixo, como fica ficará estabelecida a divisão dentro do conselho:

 

*São conselheiros titulares, representantes dos seguimentos abaixo estabelecidos, sendo respeitada a mesma indicação para conselheiros suplentes:

I – 5 (cinco) representantes do Poder Público, sendo:

a) 4 (quatro) representantes do Poder Executivo Municipal;

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b) 1 (um) representante do Poder Executiva Estadual, preferencialmente, indicado pela EMATER.

II – 5 (cinco) representantes da sociedade civil, sendo:

a) 1 (um) representante das Associações de Bairros ou Moradores;

b) 1 (um) representante dos Sindicatos Patronais ou de Trabalhadores;

c) 1 (um) representante dos Clubes de Serviços e Voluntariado;

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d) 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG.

e) 1 (um) representante das Instituições de Ensino Superior Privado estabelecidas no município.

III – 5 (cinco) representantes dos setores produtivos, sendo:

a) 1 (um) representante da Associação Comercial e Empresarial;

b) 1 (um) representante da Associação de Profissionais da Engenharia.

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c) 3 (três) representantes de Cooperativas Agropecuárias e de Crédito de produtores estabelecida no município.

 

Outros Projetos na Pauta

 

Ø  O Projeto de Lei do Executivo 092/2025 tem por finalidade ajustes e modernização na Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC para auxiliar o órgão no processamento administrativo, sendo certo que o Município editará Decreto para regulamentar o Processo Administrativo Sancionatório conduzido pelo PROCON;

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Ø  O Projeto de Lei do Legislativo 005/2025, de autoria do vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó) tem por finalidade denominar “Rua Cecília Blanco Garcia Araújo”, as Ruas Quatro do Loteamento Califórnia II e Rua Três do Loteamento Residencial Angelina de Melo Tavares, que tem o seu início em área não loteada e término na Rua José Maria Tavares, neste Município.

 

Como já antecipado no preâmbulo da presente matéria, uma proposição foi retirada na Ordem do Dia, ou seja, não foi votada. Trata-se do Projeto de Lei do Legislativo 004/2025, de autoria do vereador Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) que tem por finalidade a prorrogação por mais 24 meses no prazo para adequação dos veículos utilizados por plataformas digitais no transporte remunerado privado individual de passageiros.

O presidente da Câmara, Myller Bueno de Andrade, em sua atribuição, retirou o Projeto em ato discricionário e explicou que irá chamar os representantes de cada aplicativo para uma conversa, no intuito compreender as reais necessidades da classe.

A próxima sessão ordinária da Câmara transcorrerá no dia 24 de abril, quinta-feira, às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.

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Política

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves

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AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO 2026

Na tarde desta sexta-feira (11), a fase inicial da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves. Vale informar que essa LDO foi apresentada pelo Poder Executivo, Legislativo e autarquias SAAE e IPREV para fase inicial de elaboração para ser consolidada pela Prefeitura e encaminhada até o dia 15 para o Poder Legislativo.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara presidiu o encontro que contou com a participação dos vereadores: Francisco Fabiano Diniz Júnior (Popó), Daniel de Paula Rodrigues, Maciel Ramos, Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) e Valéria Evangelista Oliveira. Ademais, os Contadores da Casa legislativa, Rodrigo Marques Pereira e Luis Eduardo da Silva Souza também estiveram presentes.

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal

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