Política
Comissão de Transição vai nas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação

O trabalho da Comissão de Transição de Governo (CTG) segue fazendo um levantamento de dados e informações, fundamentais para a nova gestão, do prefeito eleito Luis Carlos da Silva (Luisinho – PSD), que vai iniciar em 1º de janeiro de 2025, em Três Pontas. Os membros já visitaram a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sendo recebidos pela atual secretária Melissa Chaves e sua equipe assim como com a equipe de gabinete do atual prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD).
Este período é a oportunidade de conhecer a fundo os dados sobre a questão econômica, como as despesas, orçamento e receitas do município de Três Pontas. Outra frente de trabalho é estar consciente dos projetos em andamentos nas mais diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura, obras, esporte, entre outros, fazendo com que a nova Administração assuma o Governo Municipal com um panorama do que é preciso ser feito a pequeno, médio e longo prazo e as questões urgentes da cidade.
Na tarde desta terça-feira (22), a CTG, na Secretaria Municipal de Educação, foi recebida pela secretária Mariane Pimenta e por profissionais técnicos da pasta, que demonstraram os investimentos feitos na área educacional, o que já está sendo planejado e orçado para o ano letivo de 2025, além de alguns projetos. A rede municipal conta em média com cerca de 5 mil alunos e uma estrutura gigantesca para oferecer uma educação de qualidade. O início do ano é disponibilizado material escolar e uniforme para todos os alunos da rede municipal e questões orçamentárias foram analisadas garantindo que esta conquista seja mantida.
O vice prefeito eleito é membro da comissão de transição Maycon Douglas Vitor Machado esclareceu que o objetivo além da fiscalização que já é função do mesmo e de qualquer cidadão, vai muito além, é necessário entender o funcionamento dos processos, sugerindo algumas mudanças, levando em conta o que Luisinho e Maycon ouviu da população e que devem colocar em prática na nova Administração. “Não há dificuldade nenhuma em buscar estas informações e fazemos um trabalho de união e respeito, porque é assim que Luisinho e eu iremos governar a cidade, formando uma parceria sólida com os servidores públicos”. Ele acrescenta que a Administração terá a cara de Luisinho e Maycon em todas as secretarias, por isso precisam entender os processos do Executivo.
A Comissão de Transição é liderada por Sérgio Victor Nogueira, servidor municipal e advogado e conta também com o engenheiro e comerciante Alisson Rodolfo da Silveira, que atua na diretoria da Associação Comercial e Agroindustrial (AcaiTP). (Assessoria de Comunicação do prefeito eleito Luisinho)



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;