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Câmara recebe o Provedor da Santa Casa para prestar informações sobre os atendimentos pediátricos

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Na Sessão Ordinária de ontem, segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Três Pontas recebeu o Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, Michel Renan Simão Castro, para prestar informações e esclarecimentos sobre os atendimentos pediátricos. 

O convite foi feito pelo Presidente da Casa Legislativa, Antônio Carlos de Lima, popular Tonho do Lazo. Vale informar que o PAM Pediátrico está funcionando desde março do corrente ano na Santa Casa, mais precisamente desde 22/03/24. Anteriormente, os atendimentos pediátricos eram realizados no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

O Provedor Michel Renan, fez uso da tribuna por pouco mais de 15 minutos, além dele, estiveram presentes na Câmara, a Vice-provedora da Santa Casa, Alessandra e a responsável pelo setor financeiro da Santa Casa, Rafaela. Durante sua explanação, Michel apresentou os números de atendimentos e os dados sobre os atendimentos pediátricos realizados na Santa Casa, confira abaixo:

 

(IMAGEM: Print do Power Point disponibilizado pela Santa Casa)

(IMAGEM: Print do Power Point disponibilizado pela Santa Casa)

(IMAGEM: Print do Power Point disponibilizado pela Santa Casa)

 

“Quando formatamos a ideia, ainda não tínhamos convicção de como poderíamos exercer o serviço. Então, inicialmente foi entendido que deveria ser pago por atendimento e depois nós mudamos para o formato de plantão porque a demanda inicial foi grande”, explicou Michel. Importante frisar que essa diferença entre o número de atendimentos em relação ao mês de março é grande, devido ao fato de que no mês citado, o atendimento aconteceu em poucos dias. 

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Segundo o Provedor, o cálculo que eles fizeram na Santa Casa, permitiu uma economia significativa aos cofres públicos. “A conta que foi feita inicialmente, é que existiria de 5 ou 6 pediatras na rede pública, com um total de 20 ou 40 horas, com um montante na ordem de R$ 30.000,00. Então, se tirássemos três profissionais desses do atendimento básico, nós praticamente pagaríamos de 60 horas, perceberíamos 360 horas, teria um incremento de mais 300 horas com economia significativa”

Durante sua fala, Michel informou que atualmente o PAM Pediátrico exerce 360 horas de atendimento por mês (12h por dia com 1 plantonista). O objetivo futuro é atender 18 horas por dia. Atualmente, o Provedor não vê necessidade de atendimento 24 horas por dia.

Por falar em horários de funcionamento e profissionais, Michel explanou sobre uma mudança crucial. “No primeiro mês houve uma discrepância, porque estávamos no período de adaptação e os honorários médicos ficaram maiores porque se pagava R$ 70,00 no atendimento médico e depois nós optamos por pagar o plantão de R$ 1.800,00”, para o administrador da Santa Casa, essa alteração foi fundamental para aproveitar o dinheiro público da melhor maneira possível.

Para se ter uma base, a média do valor por atendimento é inferior a 110 reais, que é um valor muito bom. Outro dado relevante apontado por Michel Renan, é sobre a qualidade do atendimento. “Antes, todos os atendimento de criança, era medicado, o índice hoje é baixíssimo, graças ao diagnóstico de fato. De 70, 60, crianças, não temos nem 5 medicadas”, ao falar desse fator de qualidade, Michel exaltou o quão importante é ter profissionais capacitados, “isso demonstra que quando você direciona um serviço para quem tem conhecimento, é diferente”, finalizou.

Atualmente, o PAM Pediátrico atende das 7h às 19h (diariamente), pacientes até 13 anos, mas em torno de 14 anos é tolerado e atendido. Uma outra questão, são os atendimentos de emergência, o paciente fica no PAM, não desce para Santa Casa, em breve, o intuito é que todos sejam atendidos e direcionados em definitivo para Santa Casa. 

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A título de informação, o máximo que um paciente espera para ser atendido no PAM Pediátrico é 30 minutos, na visão de Michel, “quem vai no PAM já adulto, ele fica 1 hora, 2 horas, ele fica desconfortável, mas ele aceita. A mãe não aceita esperar 2, 3 horas. O nosso atendimento lá não leva mais de 30 minutos”. 

A expectativa da administração da Santa Casa é que os atendimentos possam chegar  até 500 por mês, o que geraria economia considerável. Para encerrar o tema PAM Pediátrico, Michel disse que a taxa de satisfação é ótima e o trabalho dos profissionais da saúde e da ouvidoria são fundamentais para essa aprovação exitosa. “Dentro do PAM, quando você consegue acima de 70% de aprovação é muito bom, hoje chega a mais de 95%”.

Novo PAM

Um outro assunto que rapidamente veio à baila, foi sobre o novo PAM. O Provedor da Santa Casa disse que já foram feitas caixas de esgoto e agora terá início o processo de fundação e em breve as contratações. Michel, encerrou dizendo que é necessário “nos desafiar todos os dias para economizar o máximo possível, porque se sobrar recurso, é ótimo, imagina, podemos utilizar de outra forma”. 

Ademais, o Provedor salientou a importância dos Poderes Legislativo e Executivo na parceria com instituições como a Santa Casa e o PAM, é primordial para a melhoria contínua e o desenvolvimento.

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