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Política

Câmara aprova abertura de crédito de 600 mil reais para atividade de ações de média e alta complexidade que contemplam cirurgias

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A Câmara Municipal de Três Pontas aprovou na última segunda-feira (04), a abertura de crédito no valor de R$ 600.000,00 para pagamento de exames médicos e atividade de manutenção para ações de média e alta complexidade que contemplam cirurgias. Outros seis Projetos de Lei foram aprovados durante a Sessão Ordinária.

 

Expediente Parlamentar

Confira abaixo os destaques dos parlamentares durante o Pequeno Expediente:

Maria Selena Silva

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– Informou que destinou várias emendas durante o ano e disse que deseja enviar outros recursos ainda em 2024, em especial para a maternidade, a fim de cobrir partos de cesariana. 

 

Francisco Fabiano Diniz Júnior

– Informou sobre uma boa notícia, o Professor Popó esteve em Belo Horizonte e solicitou ao deputado estadual Noraldino Júnior uma emenda para saúde. O deputado disse que seu gabinete está à disposição de Três Pontas; 

– O parlamentar pediu que um ofício fosse enviado para Secretaria de Assistência Social a fim de saber qual finalidade teve uma emenda de R$ 100.000,00 que Popó conseguiu com o deputado federal Diego Andrade. A emenda seria destinada para pequenas reformas nas casas de pessoas simples e humildes, mas não houve esse destino. 

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Entenda

O vereador Professor Popó, destinou 67,5 mil reais para pequenas reformas há 3 anos. Para conseguir, precisou mudar até o nome da secretaria, que agora é Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. No primeiro ano foram contempladas 12 pessoas, ou seja, 12 casas reformadas, o vereador ficou satisfeito e achou que teria continuidade. Com as chuvas das últimas semanas, o Comitê de Apoio Eficaz recebeu pedido para pequena troca de telha que estava com goteira e questionaram a verba para o vereador. Essa emenda de 100 mil reais que o parlamentar Popó conseguiu através do deputado Diego Andrade, seria para essa finalidade, atender essas pequenas, mas primordiais melhorias. Como se sabe, não foi utilizada. 

“Para pessoas humildes e vulneráveis, esse governo deixou a desejar. Eu espero que por eles (Luisinho e Maycon) terem vindo de origem humilde, que eles atendam as pessoas que mais precisam. Essas pessoas precisam ser muito bem assistidas, com educação e carinho”, disse o Professor Popó ao finalizar seu pronunciamento na Tribuna. 

(FOTO: Três Pontas Studio Live)

 

Paulo Vitor da Silva

–  Falou sobre um tema recorrente, fios cortados. De acordo com o vereador, dizem que o pessoal corta para pegar o cobre dos fios e que o restante não tem nenhuma serventia. Paulinho, chegou a propor que a Casa Legislativa através de todos os parlamentares, envie um ofício para Cemig, que é responsável pelos postes, tendo como objetivo tomar providências;

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– Paulinho Leiteiro, concordou com o colega Popó, disse que poderíamos melhorar na assistência a pessoas humildes e nas questões de simples melhorias, na visão do vereador, falta zelo com certas pautas. Inclusive, citou o Distrito do Pontalete como exemplo, pois não tem um banheiro adequado e até falta água. 

 

Sérgio Eugênio Silva

– Compartilhou da preocupação do colega Paulinho, acerca dos fios que ficam soltos pelas ruas;

– Sobre a Praça Padre José de Anchieta, o experiente vereador destinou emenda para colocação de pedras que estavam soltas. O Executivo resolveu fazer uma reforma que ficou só no começo e está parada desde a eleição, Sérgio considera que falta uma inspeção maior. O parlamentar disse que foi cobrado e já falou com o Prefeito que lhe informou que essa obra será retomada. 

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Geraldo José Prado

– Sobre o Velório Municipal, disse que depois de anos de cobrança começou a reforma, no entanto, criticou a falta de planejamento da Prefeitura, uma vez que todos os locais estavam inaptos e um velório precisou ser realizado na Câmara. Na visão de Coelho, deveria ter um local já definido antes de iniciar essas reformas;

– Criticou a quantidade de lixo jogado nas ruas no feriado de Finados (02 de novembro), disse que a população precisa colaborar e fazer sua parte;

– Cobrou mais uma vez a construção de uma rotatória próxima da Faculdade Fateps. De acordo com Coelho, ele e o secretário de Transportes e Obras, Maquil, estiveram no local há meses e até agora nada foi feito;

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– Sobre emendas impositivas, o vereador afirmou seu compromisso com a educação e saúde, disse que metade das emendas será destinada para saúde e a outra metade para diversos setores.

 

Roberto Donizetti Cardoso

– Explanou sobre a falta de iluminação da praia do Pontalete;

– Falou sobre a rodoviária. De acordo com Robertinho,  está totalmente abandonada, banheiro estragado por exemplo, o vereador disse que é necessário tomar providência;

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– Informou que dia 02, Finados, foi ao cemitério, teve três missas no dia e um calor forte com pessoas idosas passando mal. O parlamentar sugeriu que a Administração fique atenta e possa dar assistência para as pessoas, colocar ambulância com enfermeiro para prestar socorro;

– Em relação às reformas nos velórios, Robertinho parabenizou, mas pontuou que reformar os três velórios de uma vez, foi um erro. Na visão do parlamentar, poderia reformar um de cada vez, gerando menos percalços. 

 

  

Maycon Douglas Vitor Machado 

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– Agradeceu ao Presidente da Câmara, Antônio Carlos de Lima, por atendê-lo na questão do velório. Segundo Maycon, realmente deveria ter um “plano b”, mas Tonho do Lazo prontamente atendeu a necessidade de momento;

– Pediu que um ofício de condolências fosse enviado à família de Gilson de Assis;

– O vice-prefeito eleito parabenizou o evento Cisab Sul realizado dia 04 de novembro em Três Pontas. Maycon, esteve presente com toda equipe de transição e o prefeito eleito Luis Carlos da Silva, o secretário da Mesa Diretora ressaltou a importância do encontro para discutir temas essenciais como saneamento;

–  Informou que a equipe de transição está empenhada e visitando secretarias, setores e autarquias, buscando entender os trâmites e processos, para que a partir de janeiro eles possam melhorar o que de fato precisa de melhoria. 

 

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Pauta de votações

Confira os principais Projetos na Ordem do dia:

O Projeto de Lei Nº 288, de 25 de outubro de 2024, versa sobre “abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), de acordo com o art. 43, § 1º, inciso II da Lei Federal 4.320/64, cujos recursos serão utilizados para pagamento de exames médicos”. Sem dúvidas, o PL foi o mais debatido e gerou incertezas, afinal de contas, houve um equívoco na mensagem do Projeto, onde consta como finalidade apenas o pagamento de exames médicos. No entanto, o corpo do Projeto é muito claro, o objetivo é realizar atividade de manutenção para ações de média e alta complexidade, isto é, procedimentos cirúrgicos.  

Outros três PL que se destacaram foram sobre denominação de Via Pública. O Projeto de Lei Nº 016, de 16 de outubro de 2024, versa sobre “denominar “Rua José Pieve de Miranda” a Rua 13 situada no Loteamento Vale Encantado, que tem seu início na Rua Dr. Alberto Vitor Ximenes Reis e término em área não loteada, neste município”. A autoria do PL é do vereador Coelho do Bar. 

O Projeto de Lei Nº 018, de 24 de outubro de 2024, trata-se de denominar “Rua Renato Duarte de Oliveira” a Rua 10 situada no Loteamento Vale Encantado, que tem seu início na Rua Dr. Alberto Vitor Ximenes Reis e término na Rua Paulo Afonso Rodrigues, neste município”, o vereador Luciano Reis Diniz foi o autor do PL.

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Por fim, e não menos importante, o vereador Luiz Flávio Floriano, popular Flavão, foi autor do Projeto de Lei Nº 019, de 24 de outubro de 2024. O PL tem por finalidade denominar “Rua Maria da Conceição Rosa” a Rua 05 situada no Loteamento Vale Encantado, que tem seu início na Rua Dr. Alberto Vitor Ximenes Reis e término na Rua Paulo Afonso Rodrigues, neste município”.

 

A próxima sessão ordinária será realizada dia 11 de novembro às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves. 

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Política

Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

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Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal

de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do

Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de

estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.

Confira abaixo o resumo do PL:

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“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.

Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.

A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:

“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.

Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações

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O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo

os critérios mais importantes:

DAS OCUPAÇÕES

● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante

o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;

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● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18

horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;

● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser

sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;

● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada

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pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados

pelo Poder Executivo Municipal;

Os povos originários (indígenas);

Os negros;

Os portugueses.

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Política

Polícia Civil foi tema na Tribuna Livre da Câmara

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A Câmara Municipal de Três Pontas atendeu em Sessão Ordinária realizada ontem, segunda-feira (14),  a solicitação do Delegado de Polícia Dr. Gustavo Gomes para discursar na Tribuna Livre. Além de Gustavo, o novo Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira, fez uso da palavra. Ambas as autoridades de segurança explicaram sobre o legado da PC e os novos desafios.

 

Delegado Dr. Gustavo Gomes

 

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Na introdução do seu discurso, Dr. Gustavo Gomes deixou claro que não se trata de uma despedida, mas sim de dever cumprido à frente da administração da Delegacia Civil. A título de informação, o Delegado assumirá o comando da Delegacia Rural em Varginha. Diante dessa mudança de ciclo, na última quarta-feira saiu sua transferência em diário oficial.

No entanto, a delegacia rural atuará em âmbito regional, incluindo a comarca de Três Pontas. Ainda no campo do agro, Dr. Gustavo Gomes enalteceu a importância dessa conquista para a região de Três Pontas. “Uma vitória muito grande política, não para trazer a sede da delegacia rural, mas para trazer o núcleo de investigação”.

Uma equipe de investigadores ficará exclusivamente por conta da atuação em Três Pontas e Santana da Vargem. E a outra equipe estará vinculada à delegacia rural, em atuação regional.

Ao final, o delegado de polícia leu um discurso que publicou em sua rede social, e fez questão de falar do acolhimento como uma marca importante, inclusive da Câmara. “A gente iniciou todo tipo de discussão que havia sobre segurança pública, sobre investimento e os resultados que a gente iria trazer. Cito aqui o fortalecimento do CONSEP (Conselho de Segurança Pública de Três Pontas), a união entre as policias aqui, Militar, Penal, isso foi construído e possível aqui dentro (Câmara)”, finalizou o Dr. Gustavo.

 

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Novo Delegado de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira

 

Em seu primeiro pronunciamento oficial como Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, o Dr. Guilherme foi ponderado ao falar da responsabilidade de assumir o posto tão bem ocupado pelo Dr. Gustavo.

 “Em um primeiro momento fiquei um pouco receoso, porque sem dúvida nenhuma é o maior desafio da minha vida profissional, não só por estar em uma cidade maior, próxima da minha cidade (Boa Esperança), mas por suceder o Dr. Gustavo que fez um grande serviço, não só para Três Pontas, mas reconhecido em todo o estado de Minas Gerais e inúmeras vezes agraciado com prêmios pela chefia da Polícia Civil e outras autoridades”, iniciou o novo delegado.

Após dialogar com lideranças e autoridades da cidade, Dr. Guilherme se tranquilizou. “Todos, sem exceção nenhuma, pensam em prol de Três Pontas, no benefício do cidadão e como fazer Três Pontas se tornar cada dia melhor”.

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Em linhas gerais, em ambos os discursos, os delegados enxergam na Casa Legislativa uma base possível para melhoria contínua da segurança local. A Câmara tem sido atuante, viabilizando recursos como emendas positivas ou autorizando investimento do executivo, repasses, entre outras formas. Um grande objetivo da Polícia Civil é impactar diretamente na sensação de segurança e redução de crimes, certamente o Poder Legislativo tem sido e continuará sendo um grande aliado.

Legislativo aprova projeto que visa aumentar a democratização na formação do CONDES

 

Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou três Projetos de Lei por unanimidade e retirou uma proposição da pauta de votações.

 

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Projeto do CONDES é aprovado

 

Na Ordem do Dia, três Projetos foram apreciados, o que mais chamou atenção entre as proposições aprovadas foi o Projeto que versa sobre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES.

O Projeto de Lei do Executivo 093/2025 tem por finalidade enriquecer a formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas com a adequação de forma igualitária de 05 (cinco) membros dos setores públicos, privado e da sociedade civil.

Os conselhos contribuem para a definição dos planos de ação que envolve todo município. Eles atuam levando em consideração a realidade local, visando sempre a participação popular junto a administração pública. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas não é diferente, está adequado à finalidade de estimular a participação dos munícipes em temas sensíveis para coletividade. Vale enfatizar que o objetivo da proposição é tornar o Conselho mais democrático, inclusive com o acréscimo de membro de cooperativa agropecuária, uma vez que o agro é pujante no município.

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Confira abaixo, como fica ficará estabelecida a divisão dentro do conselho:

 

*São conselheiros titulares, representantes dos seguimentos abaixo estabelecidos, sendo respeitada a mesma indicação para conselheiros suplentes:

I – 5 (cinco) representantes do Poder Público, sendo:

a) 4 (quatro) representantes do Poder Executivo Municipal;

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b) 1 (um) representante do Poder Executiva Estadual, preferencialmente, indicado pela EMATER.

II – 5 (cinco) representantes da sociedade civil, sendo:

a) 1 (um) representante das Associações de Bairros ou Moradores;

b) 1 (um) representante dos Sindicatos Patronais ou de Trabalhadores;

c) 1 (um) representante dos Clubes de Serviços e Voluntariado;

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d) 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG.

e) 1 (um) representante das Instituições de Ensino Superior Privado estabelecidas no município.

III – 5 (cinco) representantes dos setores produtivos, sendo:

a) 1 (um) representante da Associação Comercial e Empresarial;

b) 1 (um) representante da Associação de Profissionais da Engenharia.

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c) 3 (três) representantes de Cooperativas Agropecuárias e de Crédito de produtores estabelecida no município.

 

Outros Projetos na Pauta

 

Ø  O Projeto de Lei do Executivo 092/2025 tem por finalidade ajustes e modernização na Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC para auxiliar o órgão no processamento administrativo, sendo certo que o Município editará Decreto para regulamentar o Processo Administrativo Sancionatório conduzido pelo PROCON;

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Ø  O Projeto de Lei do Legislativo 005/2025, de autoria do vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó) tem por finalidade denominar “Rua Cecília Blanco Garcia Araújo”, as Ruas Quatro do Loteamento Califórnia II e Rua Três do Loteamento Residencial Angelina de Melo Tavares, que tem o seu início em área não loteada e término na Rua José Maria Tavares, neste Município.

 

Como já antecipado no preâmbulo da presente matéria, uma proposição foi retirada na Ordem do Dia, ou seja, não foi votada. Trata-se do Projeto de Lei do Legislativo 004/2025, de autoria do vereador Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) que tem por finalidade a prorrogação por mais 24 meses no prazo para adequação dos veículos utilizados por plataformas digitais no transporte remunerado privado individual de passageiros.

O presidente da Câmara, Myller Bueno de Andrade, em sua atribuição, retirou o Projeto em ato discricionário e explicou que irá chamar os representantes de cada aplicativo para uma conversa, no intuito compreender as reais necessidades da classe.

A próxima sessão ordinária da Câmara transcorrerá no dia 24 de abril, quinta-feira, às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.

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Política

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves

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AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO 2026

Na tarde desta sexta-feira (11), a fase inicial da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves. Vale informar que essa LDO foi apresentada pelo Poder Executivo, Legislativo e autarquias SAAE e IPREV para fase inicial de elaboração para ser consolidada pela Prefeitura e encaminhada até o dia 15 para o Poder Legislativo.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara presidiu o encontro que contou com a participação dos vereadores: Francisco Fabiano Diniz Júnior (Popó), Daniel de Paula Rodrigues, Maciel Ramos, Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) e Valéria Evangelista Oliveira. Ademais, os Contadores da Casa legislativa, Rodrigo Marques Pereira e Luis Eduardo da Silva Souza também estiveram presentes.

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal

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