Esporte
Atleta trespontano é destaque na Volta Internacional da Pampulha em Belo Horizonte
O município de Três Pontas tem se tornado uma referência quando o assunto é revelação no esporte. Dessa vez, Marcos Antônio da Cruz Brito é o destaque, ele que vai completar 23 anos neste sábado (16), já desponta com um futuro enorme pela frente.
A Volta Internacional da Pampulha, Edição 24, competição em que Marcos brilhou, foi mais um indício de onde o trespontano pode chegar. No entanto, para contarmos essa história de determinação e talento, precisamos retornar ao ano de 2019, quando tudo começou.
O início promissor
Em 2019, Marcos entrou em uma Academia e participou do desafio 21 Dias, no mesmo período, houve uma virada de chave, uma Corrida organizada pelo Sicoob, na qual Marcos não só participou, como também se destacou a ponto de ser chamado para participar de mais provas, recebendo convite de Fabrícia e Plínio pra entrar na equipe de Corrida Fox Runners e competir em eventos da corrida. Antes de entrar nesse universo, Marcos tinha sua atenção voltada para o Futebol. Após ser aconselhado pela sua mãe, o atleta resolveu dar um voto de confiança para corrida e o resultado nós sabemos, sucesso.
Aos poucos, o trespontano foi se interessando e se adaptando. Marcos, passou a pesquisar sobre corrida e buscar formas de evoluir, procurou uma pessoa, mais precisamente um treinador na área de corrida para auxiliar, começou com a assessoria do Tiago Mecabo, sendo treinado depois por Júnior Gazzoni, logo após o período de pandemia no final de 2021. A título de informação, atualmente Marcos está sendo treinado por Júnior Gazzoni, que já foi treinador da Seleção Brasileira na modalidade e conta com uma vasta experiência profissional. A partir de tudo isso, a evolução de Marcos se tornou diária.
Para se ter uma base, a rotina de treinos de Marcos é frenética, como ele mesmo conta. “Rotina de treino com corrida é de segunda a domingo, nas madrugadas ou à noite. E treino de fortalecimento na academia quando possível, pois tem que trabalhar pra buscar o pão de cada dia”, explanou o atleta. A determinação e comprometimento de Marcos, rendeu frutos especiais. Hoje em dia, o seu grande objetivo é ser um atleta elite nas provas, para isso é necessário continuar treinando firme e se mantiver o roteiro, continuará sempre chegando na frente.
Volta Internacional da Pampulha
A preparação para Volta Internacional da Pampulha começou no início do corrente ano. A ideia de disputar aconteceu quando Marcos participou da Maratona Internacional de São Paulo, cujo percurso foi de 10km e o corredor terminou em 3º lugar, uma das corridas mais marcantes de sua carreira até aqui. A partir daquele momento, decidiu encarar o torneio em Belo Horizonte.
Importante salientar que foi a primeira vez que Marcos participou da Pampulha. O evento contou com mais de 18 mil inscritos. O prodígio trespontano largou no pelotão geral e conseguiu fazer um excelente tempo líquido, 1:20:22 (1 hora, 20 minutos e 22 segundos).
Na visão de Marcos, o torneio chegou na hora certa e recheado de motivações. “Volta internacional da Pampulha veio em mente pra conquistar algo melhor na corrida”, contou o atleta.
O futuro como desafio
É muito comum um atleta no Brasil ter como desafio a questão financeira para custear viagens, equipamentos, alimentação, etc. Infelizmente, alguns esportes são mais beneficiados que outros, inclusive por popularidade. Uma das formas de reduzir essas diferenças e ajudar os atletas, é o Bolsa Atleta, confira o que Marcos falou sobre o tema. “Não tenho bolsa atleta, luto muito por isso e não consigo. Em várias cidades, sem exceções, tem bolsa atleta que valorizam os seus atletas desde o amador/iniciante ao profissional, que faz bastante diferença na vida do atleta”, explicou o corredor.
Muitas vezes, o atleta de qualquer esporte acaba recorrendo aos patrocínios, que são fundamentais, para Marcos não é diferente. O atleta trespontano conta com o patrocínio oficial de algumas empresas que o ajudam com as competições e patrocínios que são destinados para ajudar ele (Marcos), sua mãe e seus sobrinhos também com as viagens de corrida, confira: Oficina Car Club (onde ele trabalha), Delícias.Elaine, Padaria Santo Antônio filial, Academia Sport Center (Patrocínio Mensal, é o local onde ele treina academia para o fortalecimento).
“Aceito patrocínios referente ao esporte, qualquer ajuda é bem-vinda, seja tênis, suplementos, roupas esportivas”, frisou Marcos. Para finalizar, a família do trespontano que brilha nas pistas de corrida, deixou claro o tamanho do orgulho pelo jovem.
“Nós pais e irmãos, não temos palavras para descrever o seu desempenho nas corridas, muito orgulho dele. Sabemos que a rotina diária é muito difícil pra ele, porque tem a família dele com sua filha Maria Clara, de 5 meses. Então, cada passo dele é uma vitória, os resultados são satisfatórios e no que for preciso para apoiar estaremos juntos”, afirmou os pais de Marcos, Elaine Firmino Brito e Marcos Vitor da Cruz Brito em nome de toda família.
Os sábios dizem que o sucesso é consequência do trabalho árduo e bem feito, que o futuro é o resultado do que fazemos no presente. Marcos, é um ótimo exemplo pra isso, um jovem de persistência e performance. Se o futuro é logo ali, podem apostar que ele vai chegar correndo e conquistar o pódio.