Política
Alunos do Parlamento Jovem refletem sobre os desafios da educação
O Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Três Pontas, foi palco mais uma vez do encontro dos alunos do Parlamento Jovem da Escola do Legislativo “Prof. Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” (Parlamento Jovem de Três Pontas). O Coordenador Municipal do Parlamento Jovem Minas em Três Pontas e Servidor da Câmara, Carlos Castro, coordenou os alunos acerca dos desafios da educação.
Carlos, conversou com os jovens parlamentares sobre ideias que viabilizem a melhoria do recurso público através da educação. Ademais, alertou para a capacidade que a educação tem de modificar a cultura das massas. Um exemplo citado, foi a questão das Faixas Elevadas de Pedestres, que possuem uma boa intenção, mas mascaram uma realidade, a falta de consciência e educação no trânsito. Em outras palavras, se tivéssemos um trânsito civilizado e consciente, não seriam necessárias tais faixas elevadas.
Um tema que veio à baila, foi sobre os dados preocupantes de evasão dos cotistas das universidades, uma vez que esse sistema de cotas nem sempre proporciona a sustentação (econômica) adequada para esses estudantes, embora a aplicação dessas políticas afirmativas sejam compreensíveis.
Os alunos assistiram dois vídeos sobre educação pública no Brasil e observaram com atenção as ferramentas utilizadas no cotidiano escolar, em especial, a questão do acolhimento e os diversos papéis que a educação pode ter na vida do aluno.
Além disso, alguns números negativos da educação nacional chamaram atenção dos jovens, confira abaixo:
– Dos Professores afastados por saúde, 40% sofrem depressão;
– O Professor de Ensino Básico ocupa o 4° lugar dentre os profissionais mais estressados do Brasil.
Diante desses números que traduzem a realidade, os jovens parlamentares destacaram alguns pontos que merecem discussão. O principal tópico apontado foi a necessidade de liberdade para o docente criar aulas disruptivas, fazendo com que o aluno seja provocado a participar de forma mais efetiva, com métodos pedagógicos que proporcionem um aprendizado menos robótico e mais dinâmico, isto é, participativo.
A Escola do Legislativo de Três Pontas, entende também que esses problemas e consequentemente as possíveis soluções, passam, ou melhor, deixam de passar, sobre a instância competente e capaz de realizar mudanças, a política. Dentro dessa balança, o sistema político e as decisões realizadas neste sistema, corroboram para a problematização da questão.
Por fim, chega-se à conclusão que os efeitos negativos da educação tem afetado três agentes, o Professor, o Aluno e a Sociedade. O próximo encontro do Parlamento Jovem de Três Pontas será na quinta-feira (16).