Política
Escola do Legislativo de Três Pontas entrega certificados e encerra mais uma edição do Parlamento Jovem
A Câmara Municipal de Três Pontas, através da Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” realizou uma cerimônia no Plenário Presidente Tancredo Neves para o encerramento do Parlamento Jovem 2024. Ao todo, 11 parlamentares jovens que estiveram presentes, receberam os certificados da Casa Legislativa.
Da esquerda para direita, os alunos Joaquim, Anahy e Felipe da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola. (FOTO: TRÊS PONTAS STUDIO LIVE)
Da esquerda para direita, Sara e Giovana, alunas da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. (FOTO: TRÊS PONTAS STUDIO LIVE)
Amanda e Samuel, alunos da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira. (FOTO: TRÊS PONTAS STUDIO LIVE)
A parlamentar jovem Sofia da Escola Municipal José Vieira Mendonça – Escola Agrícola ao lado de seu pai. (FOTO: TRÊS PONTAS STUDIO LIVE)
Da esquerda para direita, Rebeca e Clarisse, monitoras do Parlamento Jovem Três Pontas. (FOTO: TRÊS PONTAS STUDIO LIVE)
Isis da Escola Coração de Jesus ao lado de sua mãe Mariléia Andrade. (FOTO: TRÊS PONTAS STUDIO LIVE)
O Parlamento Jovem (PJ) é um projeto apartidário de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que existe desde 2004 com o objetivo de introduzir os jovens nos interesses da agenda sócio-política dos municípios. A Câmara Municipal de Três Pontas aderiu ao PJ em 2015 com o dedicado trabalho da vereadora à época Valéria Evangelista e do Servidor da Câmara Carlos Castro, desde então os jovens trespontanos estão se destacando. Atualmente, Três Pontas participou da edição 2024 do PJ, sendo presidida pelo vereador e secretário da Mesa Diretora Maycon Douglas Vitor Machado e coordenada pelo já citado Carlos Castro, o município esteve no pelo Polo Sul III com as cidades de Lavras, Nepomuceno e Guapé, ao todo foram 20 polos espalhados pelo estado de Minas Gerais.
Autoridades prestigiaram o encontro de encerramento
Autoridades do município participaram da noite de reconhecimento e carinho, o vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó) e a recém-eleita vereadora Valéria Evangelista, compuseram a Mesa principal. Os vereadores Paulo Vitor da Silva (Paulinho Leiteiro), Geraldo José Prado (Coelho do Bar), assim como o vereador eleito para o próximo mandato Matheus Dias (Pneumar) e a Professora da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, Ângela Maria da Silva e Silva, estiveram presentes. Importante informar que Maycon Douglas Vitor Machado, já citado na presente matéria, não pôde estar presente devido uma viagem a trabalho.
O servidor da Câmara, Carlos Castro, carinhosamente chamado pelos alunos do PJ, de Carlinho, frisou o quão grandioso tem sido a participação da juventude trespontana no PJ. “Os jovens são os protagonistas, todo ano Três Pontas sobressai. A gente sempre leva um ou dois jovens que nunca participaram da etapa estadual para Belo Horizonte, exatamente para adquirir conhecimento e experiência”, explicou o coordenador do Parlamento Jovem de Três Pontas.
Carlos Castro, servidor da Câmara Municipal de Três Pontas e coordenador do Parlamento Jovem. (FOTO: TRÊS PONTAS STUDIO LIVE)
Carlinho, informou que as oficinas do PJ começaram no final de março e depois pouco a pouco os alunos foram trabalhando o tema de 2024, Melhorias no Ensino Escolar. Os parlamentares jovens participaram de plenárias nas etapas municipais, regionais e por fim, estadual.
Valerinha, que foi precursora do projeto Parlamento Jovem para Câmara de Três Pontas em 2015 e que se prepara para seu 2º mandato na Casa Legislativa, disse que um filme passou por sua cabeça ao se deparar com um evento tão bonito que simboliza a participação dos jovens na política. “Antes não existia a Escola do Legislativo e muito menos o Parlamento Jovem. Percebi que muitas passeatas, movimentos e cartazes realizados e feitos por escolas e alunos, não eram suficientes. Eu vi que o PJ era o caminho para dar voz aos jovens. Não deixem jamais acabar, é de vocês. Hoje tem jovens de muita qualidade, observem a transformação de vocês quando iniciaram e agora. Os jovens são os protagonistas desta noite”, externou a futura parlamentar ao recordar o processo para trazer o PJ ao município. A vereadora recém-eleita, lembrou que no passado, quando o PJ foi introduzido na Câmara, ela teve dificuldades e obstáculos, inclusive com colegas. Ademais, ressaltou que o PJ é uma ferramenta política de transformação social nas mãos dos jovens.
Coelho do Bar, parabenizou o servidor da Câmara Municipal de Três Pontas, Carlos Castro, assim como a vereadora Valerinha, por trabalharem na política com os jovens. “É gratificante estar aqui há dois mandatos e poder assistir os jovens fazendo diferença. Entrei tarde na política e me arrependo, o pouco que aprendi eu agradeço aos professores. Vocês são o futuro”, disse o parlamentar.
Paulinho Leiteiro, explicou que o PJ vem proporcionar esperança de inserção dos jovens na vida pública. O experiente vereador fez questão de pontuar a importância de sabermos analisar as raízes das questões políticas e a capacidade de discernir o que é melhor para a sociedade. Para finalizar, Paulinho disse que “conhecimento não ocupa espaço e nem idade”, o edil sugeriu que quanto mais riqueza o município produzir, melhor será para o desenvolvimento municipal e os jovens fazem parte disso.
Ângela Maria, se debruçou sobre a função que a escola possui em extrair o potencial dos alunos. “Estou há 33 anos na escola. Nessa caminhada, vejo escola e educação em movimento. Não movimentar por si só, mas movimentar ideias e ideais. A escola precisa fazer que vocês atuem, sejam protagonistas. Eu acredito na voz de vocês, na atuação de vocês na sociedade e na escola”, explicou a professora para os parlamentares jovens.
Matheus Dias (Pneumar), fez seus votos de sucesso ao projeto e ficou orgulhoso do que viu. “Eu endosso as palavras dos colegas, pelo pouco tempo que eu conheço o trabalho de vocês, sei que é sério, me coloco como se fosse um pai ou uma mãe, estou orgulhoso dos alunos e vão crescer muito no meio político. Se eu estivesse participando do PJ, estaria muito mais preparado. Aproveitem a oportunidade, não percam tempo”, disse o parlamentar eleito em 2024 para o mandato 2025-2028.
Destaques do Parlamento Jovem 2024
É notório que todos os alunos da Escola do Legislativo se destacaram e lograram êxito em suas jornadas. No entanto, dois parlamentares jovens foram protagonistas nessa edição, mas principalmente na etapa estadual em Belo Horizonte.
Isis Andrade, parlamentar jovem da Escola do Legislativo de Três Pontas que defendeu em tribuna na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o tema vencedor para edição do Parlamento Jovem 2025, que será “Juventude e direitos culturais”. Na noite desta terça-feira, Isis explicou que o PJ tem sido um grande aprendizado e ficou feliz pelo tema relevante do próximo ano.
A talentosa Isis Andrade na Tribuna da Câmara Municipal de Três Pontas. (FOTO: TRÊS PONTAS STUDIO LIVE)
Além disso, fez questão de deixar claro que o Parlamento Jovem vai muito além de um projeto convencional. “Além do PJ, tivemos discussões de assuntos relevantes para nossa vida e que vão nos ajudar no futuro”, indagou a talentosa Isis Andrade, aluna da Escola Coração de Jesus.
Por fim, e não menos importante, Joaquim também fez uso da tribuna no Plenário Presidente Tancredo Neves. Em um discurso enfático, o aluno da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, evidenciou o quão transformador é o PJ na vida do jovem. “Eu aprendi que a política inclui os jovens e idosos. É uma coisa que exercemos todos os dias. O PJ foi uma experiência de desenvolvimento pessoal pra mim. É importante pensar na gente, não só individualmente, mas coletivamente”, encerrou o brilhante parlamentar jovem.
O brilhante Joaquim explanando sobre o poder transformador do Parlamento Jovem. (FOTO: TRÊS PONTAS STUDIO LIVE)
O Parlamento Jovem se despediu de mais uma edição repleta de aprendizado. Outras, como em 2025, estão por vir, trazendo novos desafios e possibilidades no horizonte na política. Você jovem, não fique de fora dessa, participe e exerça sua cidadania em prol do progresso pessoal e principalmente coletivo.



Política
Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal
de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do
Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de
estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.
Confira abaixo o resumo do PL:
“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.
Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.
A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:
“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.
Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações
O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo
os critérios mais importantes:
DAS OCUPAÇÕES
● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante
o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;
● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18
horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;
● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser
sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;
● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada
pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados
pelo Poder Executivo Municipal;