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Política

Câmara recebe o Provedor da Santa Casa para prestar informações sobre os atendimentos pediátricos

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Na Sessão Ordinária de ontem, segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Três Pontas recebeu o Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, Michel Renan Simão Castro, para prestar informações e esclarecimentos sobre os atendimentos pediátricos. 

O convite foi feito pelo Presidente da Casa Legislativa, Antônio Carlos de Lima, popular Tonho do Lazo. Vale informar que o PAM Pediátrico está funcionando desde março do corrente ano na Santa Casa, mais precisamente desde 22/03/24. Anteriormente, os atendimentos pediátricos eram realizados no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

O Provedor Michel Renan, fez uso da tribuna por pouco mais de 15 minutos, além dele, estiveram presentes na Câmara, a Vice-provedora da Santa Casa, Alessandra e a responsável pelo setor financeiro da Santa Casa, Rafaela. Durante sua explanação, Michel apresentou os números de atendimentos e os dados sobre os atendimentos pediátricos realizados na Santa Casa, confira abaixo:

 

(IMAGEM: Print do Power Point disponibilizado pela Santa Casa)

(IMAGEM: Print do Power Point disponibilizado pela Santa Casa)

(IMAGEM: Print do Power Point disponibilizado pela Santa Casa)

 

“Quando formatamos a ideia, ainda não tínhamos convicção de como poderíamos exercer o serviço. Então, inicialmente foi entendido que deveria ser pago por atendimento e depois nós mudamos para o formato de plantão porque a demanda inicial foi grande”, explicou Michel. Importante frisar que essa diferença entre o número de atendimentos em relação ao mês de março é grande, devido ao fato de que no mês citado, o atendimento aconteceu em poucos dias. 

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Segundo o Provedor, o cálculo que eles fizeram na Santa Casa, permitiu uma economia significativa aos cofres públicos. “A conta que foi feita inicialmente, é que existiria de 5 ou 6 pediatras na rede pública, com um total de 20 ou 40 horas, com um montante na ordem de R$ 30.000,00. Então, se tirássemos três profissionais desses do atendimento básico, nós praticamente pagaríamos de 60 horas, perceberíamos 360 horas, teria um incremento de mais 300 horas com economia significativa”

Durante sua fala, Michel informou que atualmente o PAM Pediátrico exerce 360 horas de atendimento por mês (12h por dia com 1 plantonista). O objetivo futuro é atender 18 horas por dia. Atualmente, o Provedor não vê necessidade de atendimento 24 horas por dia.

Por falar em horários de funcionamento e profissionais, Michel explanou sobre uma mudança crucial. “No primeiro mês houve uma discrepância, porque estávamos no período de adaptação e os honorários médicos ficaram maiores porque se pagava R$ 70,00 no atendimento médico e depois nós optamos por pagar o plantão de R$ 1.800,00”, para o administrador da Santa Casa, essa alteração foi fundamental para aproveitar o dinheiro público da melhor maneira possível.

Para se ter uma base, a média do valor por atendimento é inferior a 110 reais, que é um valor muito bom. Outro dado relevante apontado por Michel Renan, é sobre a qualidade do atendimento. “Antes, todos os atendimento de criança, era medicado, o índice hoje é baixíssimo, graças ao diagnóstico de fato. De 70, 60, crianças, não temos nem 5 medicadas”, ao falar desse fator de qualidade, Michel exaltou o quão importante é ter profissionais capacitados, “isso demonstra que quando você direciona um serviço para quem tem conhecimento, é diferente”, finalizou.

Atualmente, o PAM Pediátrico atende das 7h às 19h (diariamente), pacientes até 13 anos, mas em torno de 14 anos é tolerado e atendido. Uma outra questão, são os atendimentos de emergência, o paciente fica no PAM, não desce para Santa Casa, em breve, o intuito é que todos sejam atendidos e direcionados em definitivo para Santa Casa. 

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A título de informação, o máximo que um paciente espera para ser atendido no PAM Pediátrico é 30 minutos, na visão de Michel, “quem vai no PAM já adulto, ele fica 1 hora, 2 horas, ele fica desconfortável, mas ele aceita. A mãe não aceita esperar 2, 3 horas. O nosso atendimento lá não leva mais de 30 minutos”. 

A expectativa da administração da Santa Casa é que os atendimentos possam chegar  até 500 por mês, o que geraria economia considerável. Para encerrar o tema PAM Pediátrico, Michel disse que a taxa de satisfação é ótima e o trabalho dos profissionais da saúde e da ouvidoria são fundamentais para essa aprovação exitosa. “Dentro do PAM, quando você consegue acima de 70% de aprovação é muito bom, hoje chega a mais de 95%”.

Novo PAM

Um outro assunto que rapidamente veio à baila, foi sobre o novo PAM. O Provedor da Santa Casa disse que já foram feitas caixas de esgoto e agora terá início o processo de fundação e em breve as contratações. Michel, encerrou dizendo que é necessário “nos desafiar todos os dias para economizar o máximo possível, porque se sobrar recurso, é ótimo, imagina, podemos utilizar de outra forma”. 

Ademais, o Provedor salientou a importância dos Poderes Legislativo e Executivo na parceria com instituições como a Santa Casa e o PAM, é primordial para a melhoria contínua e o desenvolvimento.

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Política

Projeto para retomar “Zona Azul” é aprovado na Câmara

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Em Sessão Ordinária transcorrida ontem, quinta-feira (24), a Câmara Municipal

de Três Pontas aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 094/2025 de autoria do

Poder Executivo Municipal que discorre sobre autorização para implantação de

estacionamento rotativo controlado e tarifado – área denominada ZONA AZUL.

Confira abaixo o resumo do PL:

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“A presente proposição tem por finalidade retomar e modernizar a “Zona Azul” do Município de Três Pontas, além de atualizar a legislação municipal, nos termos da legislação federal contemporânea acerca da matéria, criando um sistema de estacionamento rotativo eficiente e seguro, para regular o uso de vagas públicas, com base em estudos técnicos previamente realizados, por consultoria especializada em trânsito”.

Entre os diversos objetivos do Projeto da ZONA AZUL, reduzir os congestionamentos causados por motoristas rodando à procura de vaga e garantir a maior rotatividade na área central da cidade, são pontos capitais. Além disso, talprogresso facilita o acesso ao comércio no centro, uma vez que clientes poderão estacionar com menos dificuldade.

A proposição também prevê vagas para idosos e deficientes nos termos da legislação federal. Confira abaixo um item importante sobre multas:

“A proposição em questão, prevê de forma expressa que multas somente serão aplicadas nas hipóteses de não pagamento da tarifa do pós-utilização pelo município no prazo de 48 horas após a utilização, tendo claramente a norma um caráter muito mais educativo do que punitivo”.

Os vereadores enalteceram a importância do Projeto para viabilizar um trânsito com um fluxo melhor e pontuaram sobre valores (preços). A título de informação, a taxa (cobrança) da Zona Azul será fixada pelo Poder Executivo, os parlamentares pediram (recomendaram) que o valor seja o mais justo. Questões sobre ocupação e infrações

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O Projeto de Lei é vasto em artigos e regras. Portanto, em síntese, confira abaixo

os critérios mais importantes:

DAS OCUPAÇÕES

● A ocupação da vaga na Zona Azul não poderá exceder a 02 (duas) horas durante

o seu horário de funcionamento, podendo ocorrer à prorrogação por uma única vez;

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● O funcionamento da Zona Azul far-se-á de segunda a sexta-feira das 8h às 18

horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas;

● As vias e logradouros públicos que integram a Zona Azul deverão ser

sinalizadas conforme padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN;

● A utilização de vaga na Zona Azul far-se-á mediante pagamento de tarifa fixada

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pelo Poder Concedente, em equipamento multivagas existentes nas vias e logradouros públicos assim indicados e/ou dispositivos eletrônicos aprovados

pelo Poder Executivo Municipal;

Os povos originários (indígenas);

Os negros;

Os portugueses.

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Política

Polícia Civil foi tema na Tribuna Livre da Câmara

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A Câmara Municipal de Três Pontas atendeu em Sessão Ordinária realizada ontem, segunda-feira (14),  a solicitação do Delegado de Polícia Dr. Gustavo Gomes para discursar na Tribuna Livre. Além de Gustavo, o novo Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira, fez uso da palavra. Ambas as autoridades de segurança explicaram sobre o legado da PC e os novos desafios.

 

Delegado Dr. Gustavo Gomes

 

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Na introdução do seu discurso, Dr. Gustavo Gomes deixou claro que não se trata de uma despedida, mas sim de dever cumprido à frente da administração da Delegacia Civil. A título de informação, o Delegado assumirá o comando da Delegacia Rural em Varginha. Diante dessa mudança de ciclo, na última quarta-feira saiu sua transferência em diário oficial.

No entanto, a delegacia rural atuará em âmbito regional, incluindo a comarca de Três Pontas. Ainda no campo do agro, Dr. Gustavo Gomes enalteceu a importância dessa conquista para a região de Três Pontas. “Uma vitória muito grande política, não para trazer a sede da delegacia rural, mas para trazer o núcleo de investigação”.

Uma equipe de investigadores ficará exclusivamente por conta da atuação em Três Pontas e Santana da Vargem. E a outra equipe estará vinculada à delegacia rural, em atuação regional.

Ao final, o delegado de polícia leu um discurso que publicou em sua rede social, e fez questão de falar do acolhimento como uma marca importante, inclusive da Câmara. “A gente iniciou todo tipo de discussão que havia sobre segurança pública, sobre investimento e os resultados que a gente iria trazer. Cito aqui o fortalecimento do CONSEP (Conselho de Segurança Pública de Três Pontas), a união entre as policias aqui, Militar, Penal, isso foi construído e possível aqui dentro (Câmara)”, finalizou o Dr. Gustavo.

 

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Novo Delegado de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli Moreira

 

Em seu primeiro pronunciamento oficial como Delegado da Polícia Civil de Três Pontas, o Dr. Guilherme foi ponderado ao falar da responsabilidade de assumir o posto tão bem ocupado pelo Dr. Gustavo.

 “Em um primeiro momento fiquei um pouco receoso, porque sem dúvida nenhuma é o maior desafio da minha vida profissional, não só por estar em uma cidade maior, próxima da minha cidade (Boa Esperança), mas por suceder o Dr. Gustavo que fez um grande serviço, não só para Três Pontas, mas reconhecido em todo o estado de Minas Gerais e inúmeras vezes agraciado com prêmios pela chefia da Polícia Civil e outras autoridades”, iniciou o novo delegado.

Após dialogar com lideranças e autoridades da cidade, Dr. Guilherme se tranquilizou. “Todos, sem exceção nenhuma, pensam em prol de Três Pontas, no benefício do cidadão e como fazer Três Pontas se tornar cada dia melhor”.

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Em linhas gerais, em ambos os discursos, os delegados enxergam na Casa Legislativa uma base possível para melhoria contínua da segurança local. A Câmara tem sido atuante, viabilizando recursos como emendas positivas ou autorizando investimento do executivo, repasses, entre outras formas. Um grande objetivo da Polícia Civil é impactar diretamente na sensação de segurança e redução de crimes, certamente o Poder Legislativo tem sido e continuará sendo um grande aliado.

Legislativo aprova projeto que visa aumentar a democratização na formação do CONDES

 

Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou três Projetos de Lei por unanimidade e retirou uma proposição da pauta de votações.

 

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Projeto do CONDES é aprovado

 

Na Ordem do Dia, três Projetos foram apreciados, o que mais chamou atenção entre as proposições aprovadas foi o Projeto que versa sobre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES.

O Projeto de Lei do Executivo 093/2025 tem por finalidade enriquecer a formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas com a adequação de forma igualitária de 05 (cinco) membros dos setores públicos, privado e da sociedade civil.

Os conselhos contribuem para a definição dos planos de ação que envolve todo município. Eles atuam levando em consideração a realidade local, visando sempre a participação popular junto a administração pública. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – CONDES de Três Pontas não é diferente, está adequado à finalidade de estimular a participação dos munícipes em temas sensíveis para coletividade. Vale enfatizar que o objetivo da proposição é tornar o Conselho mais democrático, inclusive com o acréscimo de membro de cooperativa agropecuária, uma vez que o agro é pujante no município.

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Confira abaixo, como fica ficará estabelecida a divisão dentro do conselho:

 

*São conselheiros titulares, representantes dos seguimentos abaixo estabelecidos, sendo respeitada a mesma indicação para conselheiros suplentes:

I – 5 (cinco) representantes do Poder Público, sendo:

a) 4 (quatro) representantes do Poder Executivo Municipal;

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b) 1 (um) representante do Poder Executiva Estadual, preferencialmente, indicado pela EMATER.

II – 5 (cinco) representantes da sociedade civil, sendo:

a) 1 (um) representante das Associações de Bairros ou Moradores;

b) 1 (um) representante dos Sindicatos Patronais ou de Trabalhadores;

c) 1 (um) representante dos Clubes de Serviços e Voluntariado;

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d) 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG.

e) 1 (um) representante das Instituições de Ensino Superior Privado estabelecidas no município.

III – 5 (cinco) representantes dos setores produtivos, sendo:

a) 1 (um) representante da Associação Comercial e Empresarial;

b) 1 (um) representante da Associação de Profissionais da Engenharia.

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c) 3 (três) representantes de Cooperativas Agropecuárias e de Crédito de produtores estabelecida no município.

 

Outros Projetos na Pauta

 

Ø  O Projeto de Lei do Executivo 092/2025 tem por finalidade ajustes e modernização na Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC para auxiliar o órgão no processamento administrativo, sendo certo que o Município editará Decreto para regulamentar o Processo Administrativo Sancionatório conduzido pelo PROCON;

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Ø  O Projeto de Lei do Legislativo 005/2025, de autoria do vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó) tem por finalidade denominar “Rua Cecília Blanco Garcia Araújo”, as Ruas Quatro do Loteamento Califórnia II e Rua Três do Loteamento Residencial Angelina de Melo Tavares, que tem o seu início em área não loteada e término na Rua José Maria Tavares, neste Município.

 

Como já antecipado no preâmbulo da presente matéria, uma proposição foi retirada na Ordem do Dia, ou seja, não foi votada. Trata-se do Projeto de Lei do Legislativo 004/2025, de autoria do vereador Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) que tem por finalidade a prorrogação por mais 24 meses no prazo para adequação dos veículos utilizados por plataformas digitais no transporte remunerado privado individual de passageiros.

O presidente da Câmara, Myller Bueno de Andrade, em sua atribuição, retirou o Projeto em ato discricionário e explicou que irá chamar os representantes de cada aplicativo para uma conversa, no intuito compreender as reais necessidades da classe.

A próxima sessão ordinária da Câmara transcorrerá no dia 24 de abril, quinta-feira, às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.

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Política

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves

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AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO 2026

Na tarde desta sexta-feira (11), a fase inicial da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) foi discutida em uma Audiência Pública no Plenário Presidente Tancredo Neves. Vale informar que essa LDO foi apresentada pelo Poder Executivo, Legislativo e autarquias SAAE e IPREV para fase inicial de elaboração para ser consolidada pela Prefeitura e encaminhada até o dia 15 para o Poder Legislativo.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara presidiu o encontro que contou com a participação dos vereadores: Francisco Fabiano Diniz Júnior (Popó), Daniel de Paula Rodrigues, Maciel Ramos, Alexandre Corrêa (Alexandre Enfermeiro) e Valéria Evangelista Oliveira. Ademais, os Contadores da Casa legislativa, Rodrigo Marques Pereira e Luis Eduardo da Silva Souza também estiveram presentes.

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal

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