conecte-se conosco

Cultura

LUTO – Morre o apresentador Adriano Falabella, aos 70 anos

Publicado

em

Ele estava internado desde o dia 28/12. A causa do falecimento foi choque séptico devido a uma infecção

Morreu, na madrugada deste sábado (13), o apresentador, jornalista e crítico musical Adriano Falabella, aos 70 anos. Ele comandou o Programa “Alto-Falante” na Rede Minas por 25 anos, onde falava sobre música, principalmente rock, e cultura pop.

Vários artistas e personalidades culturais lamentaram a morte de Adriano, que era conhecido como “Enciclopédia do Rock”, por causa de seu amplo conhecimento sobre o gênero. Rogério Flausino, do Jota Quest, Fernanda Takai, do Pato Fu, Saulo Laranjeira foram alguns dos que comentaram o post da Rede Minas no Instagram. Na publicação a emissora divulgou o seguinte texto:

“A Empresa Mineira de Comunicação e a Rede Minas se solidarizam com parentes e amigos do nosso querido apresentador Adriano Falabella, que faleceu, em Belo Horizonte, na madrugada deste sábado (13) aos 70 anos.

O governo de Minas Gerais também lamentou a morte de Falabella através de uma nota oficial de pesar:

Propaganda

“O Governo de Minas se solidariza com parentes e amigos do apresentador Adriano Falabella, que faleceu na madrugada deste sábado (13/1), aos 70 anos, em Belo Horizonte. Durante décadas, Adriano Falabella apresentou o programa Alto-Falante, na Rede Minas. Crítico musical especializado em rock, no quadro “Enciclopédia do Rock”, ele trazia com muito carisma, histórias sobre artistas e discos marcantes do gênero musical. Falabella estará sempre na memória de todos os mineiros amantes do rock.”

Durante décadas, Falabella apresentou o programa “Alto-Falante”, ao lado de Terence Machado. No seu quadro “Enciclopédia do Rock”, ele trazia, sempre com muito carisma, histórias sobre artistas e discos marcantes do gênero musical.”

Terence Machado, amigo e companheiro de Falabella na Rede Minas, divulgou uma mensagem de pesar, na mesma rede social: “Nunca estaria pronto pra fazer um post desses. Nunca estaremos. Esse delírio eu pularia, amigo, mestre! Descanse em paz. Obrigado por tudo!”

Adriano Falabella estava internado desde o dia 28/12. A causa do falecimento foi choque séptico devido a uma infecção.

 

Propaganda

FONTE: O TEMPO

 

Cultura

QUASE TUDO PRONTO PARA 3°EDIÇÃO DO VIVA TRÊS PONTAS RODEIO FESTIVAL

Publicado

em

Acontece entre os dias 24 a 27 de abril, a 3°Edição do Viva Três Pontas Rodeio Festival. O evento que se consolidou como a maior ação cultural em Três Pontas, este ano vem com uma nova cara, sendo realizado no antigo aeroporto municipal.

Uma linda estrutura, está sendo montada, para receber com qualidade o público, neste dias de grande emoção, ocorrido pelo evento, se não garantiu seu ingresso (preço simbólico), corra já e garanta o seu, para não ficar de fora desta.

Durante estes dias, a emoção tomará conta dos espectadores, através da fase do Rodeio através da ACF do Brasil, que acontecerá. E também grandes shows de nível local (com artistas da casa) e de renome nacional, que se apresentarão durante o evento.

 

Confira abaixo a Programação completa:

Propaganda

 

*Portões abertos todos os dias às 19h

 

QUINTA (24/04)

🐎 Rodeio ACF

Propaganda

🎶 Hugo & Guilherme

🎶 Hugo & Léo

 

SEXTA (25/04)

🐎 Rodeio ACF

Propaganda

🎶 Bebendo & Valendo

🎶 Fernando & Sorocaba

 

SÁBADO (26/04)

🐎 Rodeio ACF

Propaganda

🎶 Douglas & Vinícius

🎶 Rick & Renner

 

DOMINGO DA FAMÍLIA (27/04)

 

Propaganda

Obs: Portões abertos para o público

 

🐎 Rodeio ACF

🎶 Débora Carvalho

🎶 JM & Juliano

Propaganda

🎶 Régis Danese

 

🎫 ONDE COMPRAR SEU INGRESSO:

 

🖥️ Online: trespontasrodeio.com.br

Propaganda

 

📍 Pontos físicos:

Associação Comercial – Centro

Conecta – Centro

Santa Casa – Ouro Verde

Propaganda

Conveniência Alves – Peret e Aristides

Ganache – Centro

Drogaria Minas Master – 3 unidades (Centro)

Patos Supermercados – Santa Edwiges

Ana Terra Make Up – Centro

Propaganda
Continue lendo

Cultura

ACONTECE HOJE A GRANDE FINAL DA RAINHA E AS PRINCESAS DO VIVA TRÊS PONTAS RODEIO FESTIVAL

Publicado

em

Acontece hoje às 19h no centro Cultural Milton Nascimento, a grande final do concurso da rainha e as princesas do 3° Viva Três Pontas Rodeio Festival, com entrada franca a toda população.

Nesta etapa, quatro pré selecionadas de maneira criteriosa, estão prontas para brilhar no palco e representar com beleza, simpatia e carisma a mulher trespontana.

Durante o evento, um corpo de jurados imparciais vai avaliar as candidatas, com base nos critérios de beleza, postura, comunicação, desenvoltura e simpatia. Ao final, serão eleitas uma rainha, uma segunda princesa e terceira princesa, que receberão faixas, certificados e premiação em dinheiro.

As finalistas são:

*Júlia Fernandes

Propaganda

*Nicolly Scalioni Amâncio

*Paola de Paula Martins

*Tábata Vitória Heleodoro Costa.

Não fique de fora deste grande momento de valorização de Cultura, e representatividade feminina de Três Pontas.

Propaganda
Continue lendo

Cultura

UNIFAL-MG concede título de Doutor Honoris Causa ao pianista, compositor, arranjador e maestro mineiro Wagner Tiso pela grande contribuição à música brasileira

Publicado

em

Honraria integra as comemorações dos 20 anos de transformação da EFOA em UNIFAL-MG

O pianista, compositor, arranjador e maestro mineiro Wagner Tiso é o primeiro homenageado pela UNIFAL-MG no ano em que se comemoram os 20 anos da transformação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA) em Universidade Federal. O artista recebe o título de Doutor Honoris Causa por sua expressiva contribuição à música brasileira. A concessão foi aprovada por unanimidade na 372ª reunião ordinária, realizada em 28 de março de 2025, pelo Conselho Universitário (Consuni) da Instituição.

A proposta de concessão do título foi apresentada pela Reitoria, por sugestão do produtor cultural Ivanei Salgado, diretor de Comunicação da Universidade. De acordo com o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a sugestão foi prontamente aceita devido à trajetória artística de Wagner Tiso e à sua relação com o Sul de Minas.

“A conexão de Wagner Tiso com a cultura mineira e, naturalmente, com aquilo que a universidade representa nesse campo, passa, na minha opinião, por sua significativa presença naquilo que Raymond Murray Schafer chamou de ‘paisagem musical’ na qual nos movemos. Mesmo quando não sabemos ele está lá como arquiteto da nossa  memória musical coletiva. Nossa homenagem para além de uma honraria é um registro desse lugar que nosso homenageado ocupa na música brasileira”, explicou Sandro Cerveira.

O maestro Wagner Tiso, natural de Três Pontas/MG, mudou-se com seus familiares para Alfenas na década de 1960, antes de residir em Belo Horizonte e participar ativamente do movimento Clube da Esquina. Em 2014, foi uma das atrações culturais das comemorações do Centenário da Universidade. “Sua proximidade com a região sul-mineira e sua atuação como difusor da música e da cultura mineira justificam ainda mais a homenagem”, reforça o Reitor.

Paulo Francisco, conhecido como Tutuca no meio artístico, e sobrinho do agraciado, comemorou e agradeceu a UNIFAL-MG pelo título. “Para nós, familiares do Wagner e residentes em Alfenas, esse reconhecimento não vem a calhar apenas pela questão do mérito do grande músico que ele é. Mas também, porque a vinda e a permanência da nossa família em Alfenas, é por causa dele”, relatou.

Propaganda

Wagner Tiso Veiga é pianista, maestro, compositor e arranjador, com mais de 60 anos de carreira. Nascido em 1945, em Três Pontas (MG), teve os primeiros contatos com a música por influência da mãe e desenvolveu uma longa parceria com Milton Nascimento, com quem fundou o Clube da Esquina, um dos mais importantes movimentos da música brasileira.

Iniciou sua carreira nos anos 1950 com o grupo W’s Boys e, na década de 1960, participou de conjuntos como Sambacana e Berimbau Trio. Nos anos 1970, integrou a banda Som Imaginário, que lançou o icônico álbum de rock progressivo Matança do Porco, e destacou-se como arranjador e compositor de trilhas sonoras, incluindo mais de 30 filmes, como Os Deuses e os MortosChico ReiJango e O Guarani.

Ao longo da carreira, colaborou com grandes nomes da música brasileira, como Gal Costa, Cauby Peixoto, Ney Matogrosso, Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano, Toninho Horta, entre outros. Lançou mais de 30 discos solo, incluindo Wagner Tiso (1977), Trem Mineiro (1980), Coração de Estudante (1985), Profissão: Música (1992), Cenas Brasileiras (2004) e Samba e Jazz (2009).

Morou e se apresentou em diversos países, gravando álbuns na Suíça, Estados Unidos, Portugal e Espanha, e atuando com orquestras internacionais. É autor de duas peças sinfônicas – American Nights e Cenas Brasileiras – executadas por orquestras brasileiras. Participou também de projetos como o show Saudade da Elis, ao lado de Tunai, e da turnê Uma Travessia, com Milton Nascimento.

Criou, em 2018, o Instituto Wagner Tiso, com o objetivo de compartilhar seu conhecimento por meio da associação a projetos sociais, como “Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo” e “Projeto Valores de Minas”. Recebeu diversos prêmios por sua contribuição à música brasileira, incluindo o Troféu Villa-Lobos, prêmios de melhor trilha sonora em festivais de cinema e reconhecimentos da Ordem dos Músicos do Brasil.

Propaganda

Fonte: Jornal Unifal

Continue lendo

Destaques