Política
2° encontro do Parlamento Jovem é marcado por informações e jogo da cidadania
Na noite de ontem, quinta-feira (11), a Câmara Municipal de Três Pontas recebeu alguns representantes da Escola do Legislativo “Prof. Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” (Parlamento Jovem de Três Pontas) no Plenário Presidente Tancredo Neves. O Coordenador Municipal do Parlamento Jovem Minas em Três Pontas e Servidor da Câmara, Carlos Castro, mais uma vez conduziu o encontro em um formato de Oficina Master com informações sobre o Parlamento Jovem (PJ) e esclareceu algumas dúvidas. Além disso, no final, um Jogo de Cidadania para estimular e adaptar os jovens foi realizado com total adesão da turma.
Vale informar que esse foi o 2° Encontro do Parlamento Jovem (PJ) Três Pontas 2024, uma vez que a abertura ocorreu no dia 4 de Abril.
Informações sobre o Parlamento Jovem
Durante todo o encontro, informações e esclarecimentos nortearam uma oficina de conhecimento acerca do PJ. O Município de Três Pontas está trabalhando com esse Projeto do Parlamento Jovem desde 2016. Em cada edição, os participantes trabalham um tema para apresentação de uma Proposta em formato de Projeto de Lei, no corrente ano o tema é “Melhorias no Ensino Escolar”. Um ponto de destaque é o processo de etapas do PJ, confira abaixo:
1° ETAPA MUNICIPAL – Criação de ideias e redação de Propostas;
2° ETAPA REGIONAL – Estudo de Propostas das cidades do Polo e Plenária Regional em uma cidade do Polo;
3° ETAPA ESTADUAL – Estudo do Documento-Base para os Grupos de Trabalho (GTs) e realização da Plenária Estadual em Belo Horizonte na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
O intuito das etapas é formar um “refinamento” das melhores propostas ao longo do processo. Importante frisar que a Plenária é uma sessão de votação para escolha (através do voto dos Jovens Parlamentares) definitiva de quais propostas passaram para etapas futuras.
De acordo com Carlos Castro, todas as etapas são enriquecedoras, mas a etapa municipal é fundamental. “A Etapa Municipal é a mais importante porque é a base. Essa base consiste em receber conhecimentos sobre o tema central e os subtemas. A partir do momento que trabalhamos essa base, passamos a ter ideias”, explicou o Coordenador para os jovens.
Os trabalhos realizados no PJ são em grupo, como informou Carlos. “Tudo é em grupo, vocês terão ideias, mas serão trabalhadas em grupo”. Segundo informações da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 2024 são 142 cidades participantes, divididas em 20 Polos Regionais no estado. As cidades participam por meio de suas Câmaras Municipais.
O município de Três Pontas está em um Polo com os municípios de Guapé, Nepomuceno e Lavras. Aproveitando o ensejo, no meio do ano o PJ de Três Pontas participará de etapas no CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) de Nepomuceno e em agosto fará uma Plenária em Lavras.
Jogo da cidadania
Um jogo foi realizado ao final dessa Oficina. O objetivo foi estimular os alunos com um dos elementos mais importantes da política, a cidadania. Trata-se de um jogo de sabedoria cidadã, todos participaram, foi um momento de aprendizado e descontração. Vale ressaltar que os jovens também assistiram um vídeo (Reportagem) explicando o que é Parlamento Jovem e foram instruídos para seguir algumas páginas e plataformas de instituições políticas do município, de Minas Gerais e do Brasil. O intuito é ficar atento às novidades e informações vinculadas ao que acontece na realidade política local, estadual e nacional.
O próximo encontro da Escola do Legislativo “Prof. Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, acontecerá na próxima quinta-feira (18) às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves. O tema será Formação Política, ou seja, o funcionamento dos Três Poderes e como esses órgãos foram constituídos. Não perca, participe do Parlamento Jovem de Três Pontas!